Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Novembro Azul: Samu Maceió realiza palestra sobre a saúde do homem

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Arnaldo Santtos
Repórter Fotográfico: Arnaldo Santtos

O médico socorrista Ewerton Soares proferiu palestra sobre a importância do cuidado com a saúde do homem

“Cuide-se! Um Gesto de Amor por Você e por Quem você Ama”. Este foi o tema da Campanha Novembro Azul deste ano, que visa conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. E nesta quarta-feira (27), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió recebeu o médico socorrista Ewerton Soares para uma palestra voltada aos servidores e servidoras, destacando a prevenção ao câncer de próstata.

Durante a palestra, foram abordadas medidas importantes para prevenir a doença, como praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação equilibrada, ou seja, hábitos saudáveis de vida. Além disso, o médico alertou sobre sinais que podem indicar a presença da doença, como dificuldade ao urinar, jato fraco, incontinência de urgência e dor suprapúbica, destacando fatores de risco como histórico familiar, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.

Segundo, Ewerton Soares, cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e também um ato de amor à família. “Realizar exames preventivos, e a consulta médica de rotina, é essencial para detectar precocemente o câncer de próstata e outras doenças. Com prevenção, é possível salvar vidas e garantir qualidade de vida”, salientou.

A palestra ocorreu nesta quarta-feira (27), na sede do Samu Maceió

O técnico de enfermagem e motossocorrista, Luciano Rodrigues de Queiroz destacou que a palestra teve grande impacto para os servidores: “Foi importante porque conscientizou sobre o câncer de próstata, especialmente sobre como se cuidar através da prevenção, fazendo exames de rastreamento e quebrando tabus. Quando fazemos exames preventivos, nossos familiares também agradecem, porque sabem que estamos nos cuidando”.

Para a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, o evento foi fundamental para promover a saúde no ambiente de trabalho. “A palestra foi um momento de aprendizado e conscientização para que os servidores, especialmente os homens, compreendam a importância de cuidar tanto da saúde física quanto mental. Essa é uma oportunidade para reforçar que a prevenção é sempre o melhor caminho”, frisou.

A Campanha Novembro Azul continua até o final do mês, com ações em diversos setores da saúde. Mais do que combater o câncer de próstata, a iniciativa busca quebrar preconceitos e fortalecer a ideia de que cuidar da saúde é uma demonstração de amor e responsabilidade consigo e com os outros.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais