Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Hospital Metropolitano de Alagoas sensibiliza profissionais e familiares dos pacientes sobre a prevenção da lesão por pressão

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfica: Neide Brandão

Promovido pela Comissão de Pele da instituição, o evento aconteceu no Aquário do 4º andar, durante todo o dia

Nesta quarta-feira (27) o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) realizou uma importante ação em alusão ao mês da conscientização para prevenção de lesões por pressão (LPP). Promovido pela Comissão de Pele da instituição, o evento aconteceu no espaço Aquário, no 4º andar, durante todo o dia.

De acordo com Aydria Pedrosa, responsável pela Comissão de Pele do HMA, a iniciativa destaca a relevância de práticas preventivas no dia a dia hospitalar, aproximando profissionais e acompanhantes a esta temática. As lesões por pressão, segundo ele, fazem parte de um desafio que impacta a saúde e o bem-estar dos pacientes, mas são evitáveis com cuidados adequados.

“Nosso foco é capacitar e conscientizar, promovendo uma assistência mais segura e eficiente. Para isso, sensibilizamos e capacitamos profissionais e acompanhantes sobre a importância do cuidado com a pele dos pacientes, esclarecendo dúvidas e fazendo com que entendam o fluxo da Comissão de Pele, além de conhecer novos produtos e tecnologias usadas nas lesões”, contou.

Para a acompanhante Rafaele Gomes a iniciativa apontou para o cuidado com o paciente e seus cuidadores até mesmo após a alta

Ela acrescentou que foram feitas blitz nas enfermarias, com a participação de alunos do Centro Universitário de Maceió (Unima). “Preparamos um stand no Aquário, mas, também, levamos orientações até o leito sobre estes cuidados. Os acompanhantes são peças fundamentais nesta prevenção, pois essas lesões precisam que os pacientes mudem, constantemente, de posição no leito e eles auxiliam a equipe nesta lembrança, sinalizando que já está na hora, sem falar que aprendem para usar após a alta, nos cuidados em casa”, acrescentou.

Entre os participantes do evento, o enfermeiro Matheus Nivaldo destacou a relevância da ação. “É uma oportunidade valiosa para atualizar nossos conhecimentos e compartilhar experiências. A conscientização e o treinamento fazem toda a diferença no cuidado ao paciente, e essas iniciativas fortalecem o nosso trabalho em equipe. Além disso, pudemos conhecer a infinidade de coberturas e correlatos que o hospital dispõe para prestarmos uma melhor assistência aos nossos pacientes que possuem lesão por pressão”, declarou Matheus.

 Também foram feitas blitz nas enfermarias, com a participação de alunos do Centro Universitário de Maceió (Unima)

Para a acompanhante Rafaele Gomes a iniciativa apontou para o cuidado com o paciente e seus cuidadores até mesmo após a alta. “Minha mãe deu entrada com erisipela bolhosa e nosso primeiro contato com a equipe de Pele foi hoje, a partir de então elas ficarão acompanhando. A equipe é muito atenciosa e profissional, tiraram todas as minhas dúvidas. Gostei demais de já chegar com este treinamento. Eu aprendi demais. Tenho certeza que os ensinamentos me serão úteis, tanto no cuidado com minha mãe como em outras situações”, comentou.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais