Repórter: Daniel Tavares / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Daniel Tavares / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (15), representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) para a apresentação inicial do projeto PlanificaSUS. A estratégia busca otimizar a organização dos serviços de atenção primária e a ligação com a assistência especializada.
O objetivo do projeto é promover uma melhor integração entre o setor de atenção primária dos municípios e a assistência especializada de média e alta complexidade do Estado. A iniciativa já está presente em outros estados do país e a viabilidade de implementação do conceito em Alagoas já está sendo analisada pela Sesau.
O secretário-executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, representou o secretário de Estado da Saúde na reunião e ressaltou a importância do projeto. “Foi uma reunião muito produtiva, na qual vimos como podemos melhorar a integração entre os municípios e o Estado na área da saúde. São ideias que vão tornar a atenção primária mais eficiente e eficaz”, frisou.
Guilherme Lopes destacou, ainda, que o PlanificaSUS ainda deve provocar uma redução nos casos que passam para média ou alta complexidade, tendo em vista que são resolvidos na atenção primária, após o fortalecimento desse setor. “Queremos agradecer ao Conass e a Beneficência Portuguesa. Esses agentes têm sido muito parceiros de Alagoas”, afirmou.
A representante do Conass, Maria José Evangelista, explicou que o PlanificaSUS possui três frentes de atuação com o apoio de instituições privadas de saúde. “Discutimos como o projeto deve ser desenvolvido, quais as necessidades, as responsabilidades e o que significa implantar o projeto no estado. Agora, vamos amadurecer as ideias acordadas e esperamos que possamos executar o trabalho”, disse.
…


