Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Projeto Sala de Espera destaca Campanha Setembro Amarelo no Hospital de Emergência do Agreste

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Tony Medeiros / Ascom HEA
Repórter Fotográfico: Tony Medeiros / Ascom HEA

Profissionais do HEA promovem rodas de conversa na Sala de Espera, com orientações sobre os serviços do hospital e prevenção do suicídio

O projeto Sala de Espera do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está dedicando o mês de setembro a atividades que unem a rotina de orientações sobre os serviços do hospital com reflexões da Campanha Setembro Amarelo, voltada para a valorização da vida e prevenção do suicídio. Na recepção, onde pacientes e familiares aguardam o horário de visitas, profissionais promovem momentos de diálogo e escuta. 

A iniciativa tem fortalecido o acolhimento tanto para quem acompanha um ente querido internado quanto para os próprios servidores do hospital, que percebem diariamente a receptividade da população em falar sobre o tema. A unidade é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de acolher pacientes de estados como Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Público interage durante atividade do projeto Sala de Espera, que em setembro evidencia a valorização da vida

O assistente social Rodrigo Barbosa, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HEA, explica que a proposta estreita os laços entre a equipe e o público. “A Sala de Espera é um momento que já tem como objetivo explicar sobre a rotina e os serviços do hospital. Neste mês, acrescentamos o Setembro Amarelo para lembrar que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva e que o diálogo pode salvar vidas”, afirmou.

A psicóloga Neyma Santana enaltece a importância do acolhimento nesses encontros. “É importante ressaltar que recebemos uma quantidade considerável de tentativas de suicídio. Na Sala de Espera, abordamos o autocuidado e a valorização da vida. O acolhimento que acontece nesses momentos do projeto nos motiva a continuar nosso trabalho”, declarou.

Acolhimento e escuta qualificam as ações do Setembro Amarelo no Hospital de Emergência do Agreste

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No HEA, a programação segue durante todo o mês, envolvendo diferentes profissionais que atuam na instituição, considerada o maior hospital público do hospital de Alagoas.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais