Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Vacinação: SUS passa a ofertar segunda dose de reforço contra a poliomielite a partir de agosto

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Ascom Sesau

A segunda dose de reforço da vacina contra a pólio deve ser aplicada aos 4 anos de idade segundo o Ministério da Saúde

A partir do próximo dia três de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ofertar uma segunda dose de reforço da vacina contra a poliomielite para crianças de 4 anos de idade. Diante desta mudança no esquema vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta pais e responsáveis a manterem a Caderneta de Vacinação das crianças atualizada e a procurarem o posto de vacinação mais próximo para garantir a proteção de seus filhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão da nova dose da vacina contra a poliomielite no Calendário Nacional de Vacinação faz parte das estratégias adotadas para evitar a reintrodução da doença no país. Isso porque, o Brasil não registra casos de pólio desde 1989 e conquistou, em 1994, a certificação internacional de área livre da circulação do poliovírus.

Com a mudança, o esquema vacinal contra a pólio passa a ser composto por cinco doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada por injeção. O esquema inclui três doses aos dois, quatro e seis meses de idade, um primeiro reforço aos 15 meses e, agora, um segundo reforço aos quatro anos.

“O público-alvo da nova dose de reforço da vacina da pólio são crianças que já receberam o primeiro reforço

Segundo o Ministério da Saúde, as doses de reforço são fundamentais para manter a imunidade ao longo da infância e fortalecer a proteção coletiva contra o vírus. A ampliação do esquema vacinal foi discutida com especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Embora o Brasil esteja livre da poliomielite há quase quatro décadas, o Ministério da Saúde alerta que a vacinação continua sendo essencial. Isso porque o vírus ainda circula em alguns países, o que mantém o risco de reintrodução da doença em locais com baixas coberturas vacinais.

Desde novembro de 2024, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a utilizar exclusivamente a VIP, substituindo as doses da vacina oral, conhecida popularmente como “gotinha”. A mudança foi adotada com base em evidências científicas que apontam maior segurança e efetividade na proteção contra a doença.

“O público-alvo da nova dose de reforço são crianças menores de 5 anos que já completaram o esquema básico de vacinação e receberam o primeiro reforço. Crianças com esquema vacinal incompleto também devem procurar uma UBS [Unidade Básica de Saúde], onde terão a situação avaliada e receberão orientação sobre as doses necessárias”, salienta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Rafaela Siqueira.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais