Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Médico do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão alerta para prevenção, diagnóstico precoce e controle do diabetes

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Maju Silva / Ascom Hospital Dr. Ib Gatto Falcão
Repórter Fotográfico: Pedro Júnior / Ascom Hospital Dr. Ib Gatto Falcão

Helion Lisboa diz que entre os principais sinais e sintomas da diabetes estão sede excessiva, aumento da frequência urinária, perda de peso sem causa aparente, cansaço constante, visão embaçada, fome excessiva

No Dia Nacional do Diabetes, que ocorre nesta sexta-feira (26), o médico Helion Lisboa, que atua no Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, alerta sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do controle adequado da doença, que é crônica e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com ele, quando não acompanhada corretamente, o diabetes pode provocar complicações graves, comprometendo diversos órgãos e sistemas do organismo.

Caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose, popularmente conhecido como “açúcar no sangue”, o diabetes pode se desenvolver de forma silenciosa por muitos anos. Por esse motivo, a realização de exames periódicos e o acompanhamento médico regular são fundamentais para identificar a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado.

Entre os principais sinais e sintomas estão sede excessiva, aumento da frequência urinária, perda de peso sem causa aparente, cansaço constante, visão embaçada, fome excessiva, infecções frequentes e dificuldade na cicatrização de feridas. No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas evidentes, o que contribui para o diagnóstico tardio.

Helion Lisboa diz que o Dia Nacional do Diabetes serve de alerta para toda a sociedade adotar as medidas preventivas contra a doença. “No Hospital Dr. Ib Gatto Falcão recebemos, todos os dias, pacientes que desconhecem ser portadores de diabetes e chegam apresentando taxas elevadas de glicemia. Muitas vezes, a doença é descoberta apenas durante uma consulta ou atendimento de urgência. Isso reforça a necessidade de realizar exames preventivos e manter o acompanhamento regular da saúde, especialmente entre pessoas que possuem fatores de risco”, destaca o médico.

Monitorar a glicemia periodicamente é importante para verificar indícios da diabetes e, no caso de estar acometido por ela, poder fazer o controle

Fatores de Risco

O especialista explica que fatores como histórico familiar, obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo e alimentação inadequada aumentam significativamente as chances de desenvolver a doença. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar o peso corporal e realizar exames periódicos são medidas essenciais para prevenir o diabetes e identificar a doença precocemente. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maiores são as chances de evitar complicações e garantir qualidade de vida ao paciente”, acrescenta.

Além da prevenção, o acompanhamento contínuo é indispensável para o controle da doença, conforme ressalta Helion Lisboa, ao destacar que o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, acompanhamento nutricional, prática regular de exercícios físicos, uso de medicamentos orais e, em alguns casos, aplicação de insulina. “O objetivo é manter os níveis de glicose controlados, reduzindo os riscos de complicações como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, problemas de circulação, alterações na visão, neuropatias e até amputações”, destaca.

E o cuidado com o diabetes vai muito além do uso correto da medicação, segundo enfatiza o médico do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, “O paciente precisa compreender a importância do autocuidado no dia a dia. Monitorar a glicemia, seguir as orientações da equipe de saúde, manter hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, praticar atividade física e não abandonar as consultas são atitudes fundamentais para manter a doença controlada e prevenir complicações futuras”, explica o especialista.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais