Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Ação de combate à desnutrição é promovida por equipe de terapia nutricional do HGE

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

 HGE é pioneiro em terapia nutricional e referência entre as unidades de saúde de Alagoas

O combate à desnutrição com os seus pacientes internados é uma das missões do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Para sensibilizar todos os profissionais, o Serviço Médico de Terapia Nutricional promoveu, nesta quinta-feira (6), o Dia D da Campanha “Diga Não à Desnutrição”, idealizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, com a realização de dinâmicas e a apresentação de produtos utilizados durante as assistências.  

A coordenadora do serviço, Kaline Batista, salienta que uma pesquisa do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (Ibanutri), em 2018, apontou que 60% dos pacientes internados na rede pública hospitalar apresentam quadro de desnutrição. Desse modo, o intuito da ação é alertar os servidores sobre a prevalência e os problemas causados pela desnutrição na qualidade do atendimento prestado.

“Diga não à desnutrição” foi o objetivo da ação promovida para os servidores do HGE

“Fizemos um quiz interativo abordando os 11 passos para o combate desse mal durante a nossa assistência, que são: determinar o risco e realizar avaliação nutricional; estabelecer as necessidades calóricas e proteicas; observar se há perda de peso durante acompanhamento de pelo menos sete dias; não negligenciar o jejum; avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida e estimulada; avaliar a massa e a função muscular; reabilitar e mobilizar precocemente; implementar pelo menos dois indicadores de qualidade; continuar com o cuidado intrahospitalar e registrar os dados em prontuário; acolher e engajar o paciente e seus familiares; realizar orientações esclarecedores no momento da alta hospitalar”, pontuou a nutricionista.

A nutróloga Genilda Sampaio destaca que o HGE acolhe pacientes de alta complexidade, de um nível de criticidade intenso, então uma alimentação adequada, atendendo com as necessidades e possibilidades do doente, é de extrema importância para o êxito dos tratamentos. Ela acrescenta que a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas oferta uma terapia nutricional de ponta, com os melhores produtos disponíveis no mercado.

A campanha visa conscientizar os profissionais da saúde sobre os prejuízos da desnutrição

“Os nossos pacientes recebem a correta atenção desde a forma de suplementação até a forma mais complexa de suporte nutricional. Tudo sob a vigilância e supervisão de uma equipe multidisciplinar que trabalha com o principal objetivo de promover a recuperação nutricional no menor tempo de hospitalização, o que melhora a assistência prestada e até reduz os custos do hospital”, afirmou a médica.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais