Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Close this search box.

Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Metropolitano vai realizar 500 atendimentos por mês

Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfico: Olival Santos

Agendamento para atendimento no Ambulatório de Oftalmologia do HMA ocorre por meio das Secretarias Municipais de Saúde

Visando diminuir a fila de espera para consultas e cirurgias oftalmológicas, o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, inicia os atendimentos nesta quinta-feira (17). A unidade, que foi inaugurada nesta quarta-feira (16), tem capacidade para atender até 500 pacientes por mês, oferecendo consultas especializadas, exames de diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio, injeção intravítrea, cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia.

As consultas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h e os agendamentos serão feitos pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Com isso, o paciente passará pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside e, com indicação de realizar tratamento oftalmológico, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) farão o encaminhamento para o serviço.

Ambulatório de Oftalmologia funciona em local amplo, moderno e conta com equipamentos de última geração

No momento da consulta, o usuário precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Para maiores informações, os usuários devem ligar para o número 3373-9641.

O oftalmologista Raphael Costa ressalta a importância da unidade para a população alagoana. “O Ambulatório de Oftalmologia do HMA é um instrumento de saúde visual importante para a população. Agora temos um ambiente com estrutura de atendimento ambulatorial, com consultas e, se necessário, com cirurgias. Também é importante ressaltar que a unidade atenderá não só os maceioenses, mas, toda população alagoana, que por meio do Sisreg terá acesso ao agendamento das consultas”, reforçou.

Clécia Pinheiro: “Existe uma demanda muito grande de pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, pterígio, calázio e pálpebras”

A enfermeira oftalmologista Clécia Pinheiro, destaca que o serviço realizará as consultas que antes aconteciam nas unidades privadas. Ela conta, também, que a unidade ajudará como referência para atendimentos de outras áreas médicas. “Existe uma demanda muito grande de pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, pterígio, calázio e pálpebras. Agora o próprio Estado vai realizar este serviço, que antes era ofertado e custeado pelo governo nas unidades privadas”, explicou.

Secretário da Saúde: “Oferecer um tratamento de qualidade para todos os alagoanos é o nosso dever, assim como, dar a oportunidade para que essas pessoas recebam assistência ambulatorial eficiente e humanizada”

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, com esta entrega, o Governo do Estado amplia o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência ambulatorial em oftalmologia e melhora a qualidade do atendimento. “Entregamos um serviço que vai funcionar em um ambiente humanizado, com o acompanhamento necessário. Oferecer um tratamento de qualidade para todos os alagoanos é o nosso dever, assim como, dar a oportunidade para que essas pessoas recebam assistência ambulatorial eficiente e humanizada”, destacou.