Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Ambulatório Estadual de Oftalmologia completa um mês de funcionamento e registra mais 300 atendimentos

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Ambulatório de Oftalmologia foi inaugurado no dia 7 de agosto e representa o primeiro serviço do SUS neste segmento em Alagoas

O Ambulatório Estadual de Oftalmologia, situado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, registrou 315 atendimentos e duas cirurgias de pterígio em seu primeiro mês de funcionamento. O serviço foi inaugurado no dia 7 de agosto e, desde então, assegura procedimentos de oftalmologia nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica. 

Primeiro serviço público de Alagoas neste segmento, ele garante aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procedimentos cirúrgicos de catarata, pterígio, injeção intravítrea e cirurgia de calázio e pálpebras, conhecida como blefaroplastia. O ambulatório possui equipe multidisciplinar composta por oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros especializados, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. 

O acesso ao serviço é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, que realizam o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg).  Após avaliação, e a depender do diagnóstico, os pacientes poderão ser encaminhados para a realização de cirurgias.

Wislany dos Santos moradora do bairro Jacintinho, em Maceió, passou a ser assistida na unidade após ser diagnosticada com toxoplasmose ocular

Constatação

A paciente Wislany dos Santos, de 29 anos, moradora do bairro Jacintinho, em Maceió, passou a ser assistida na unidade após ser diagnosticada com toxoplasmose ocular. “Eu estou grávida e o tratamento para mim está sendo essencial; estou quase boa. Essa é a quarta consulta, venho toda semana para fazer o acompanhamento oftalmológico com o antibiótico. Agora, estou indo para o final do tratamento e, posso dizer, que todas as consultas foram excelentes”, ressaltou.

O oftalmologista da unidade, Diego Lisboa, destacou a importância do Ambulatório Estadual de Oftalmologia para assistência ocular da população alagoana. “Nosso serviço é a primeira unidade da Rede Estadual de Saúde, se tornando mais uma porta de entrada para população, que antes não tinha acesso, por meio do serviço público, ao tratamento de doenças oftalmológicas. Não existia nenhum hospital que oferecesse os serviços e, agora, os pacientes têm o ambulatório como mais uma opção para se tratarem”, enfatizou.

O
Oftalmologista da unidade, Diego Lisboa, destacou a importância do Ambulatório Estadual de Oftalmologia para assistência ocular dos alagoanos

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a unidade representa a garantia do tratamento completo dos pacientes dos 102 municípios alagoanos acometidos com problema de visão. “O Ambulatório Estadual de Oftalmologia representa um marco para a saúde pública alagoana. E é fundamental que os pacientes tenham um acompanhamento multiprofissional, visando sempre minimizar os impactos das doenças que afetam a saúde da visão”, disse o gestor da saúde estadual.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais