Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Arapiraca e Coruripe recebem equipes do Hemoal para coleta de sangue nesta quinta-feira

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Josenildo Törres
|Repórter Fotográfico: Marco Antônio 

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, uma vez que o produto é formado por plasma, plaquetas, hemácias e leucócitos

Os municípios de Arapiraca e Coruripe recebem, nesta quinta-feira (6), equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. As ações simultâneas visam facilitar o acesso dos voluntários à prática do gesto nobre que pode salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue é fracionado e dividido em plasma, plaquetas, hemácias e leucócitos.

Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer das 8h às 12 e das 13h às 16h, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situado na rua Marinete Francisca Nunes, no bairro Brasiliana. Já em Coruripe, a ação será realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir alguns critérios técnicos. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto.

Ao comparecer ao posto de coleta de sangue, o doador também deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos. O MS determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue.

Também é necessário que o voluntário tenha idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto

Já no caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. “Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando”, explica o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais