Repórter: Fábia Assumpção (Agência Alagoas)
Repórter Fotográfica: Pei Fon (Agência Alagoas)
O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta sexta-feira (7), o Ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, maior instituição hospitalar do interior de Alagoas. O serviço será exclusivo para atendimento de gestantes com gravidez de alto risco que forem reguladas por meio de plataforma exclusiva, utilizada pelos profissionais que compõem a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que engloba 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Na nova unidade foram investidos R$ 500 mil, para a reforma do espaço onde funciona o ambulatório, aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais especializados para atendimentos de gestantes de risco, conforme destacou o governador Paulo Dantas, ao ressaltar que a instalação do serviço para gestantes de alto risco é mais um compromisso do governo para garantir saúde de qualidade para toda população. “É mais uma estrutura fundamental para os municípios da II Macrorregião, diminuindo as dificuldades das gestantes de risco dessa região, que terão atendimento especializado para identificar o nível de gravidade da gestante perto de suas residências”, observou o governador.
Paulo lembrou que a Organização das Nações Unidas(ONU) apontou que a cada duas mil mortes no mundo, uma mulher morre por complicações no parto. “Com esse ambulatório, que foi um resultado de um trabalho transversal das Secretarias de Estado da Saúde, da Primeira Infância e da Unidade de Emergência do Agreste, vamos garantir o atendimento das gestantes de alto risco mais próximo de suas residências, de forma mais resolutiva e eficaz”, completou o governador.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, agradeceu ao governador Paulo Dantas pelos investimentos que vem fazendo em Arapiraca. “Essa unidade vai impactar não só a saúde em Arapiraca, mas de toda região do Agreste, já que somos a sede da II Macrorregião “, ressaltou o prefeito.
A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, informou que a unidade deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (10) e deve atender cerca de 300 gestantes de risco por mês. “Estamos fazendo a reestruturação do atendimento das gestantes de alto risco da II Macrorregião, porque muitas já estão sendo acompanhadas e serão transferidas para cá. Mas as novas gestantes dessa região já serão atendidas no ambulatório que oferecerá especialidades como endocrinologia, cardiologia, nefrologia e terão também obstetras e enfermeiros para atendimento no ambulatório “, acrescentou a secretária.
Ela enfatizou a importância da instalação do ambulatório em Arapiraca para reduzir a sobrecarga de atendimento de gestantes de alto risco na Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Universitário. “Antes todo atendimento de gestantes de alto risco iam para Maceió, o que acarretava um desgaste para essas mulheres com transporte e tempo e muitas chegavam a desistir desse acompanhamento”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, o ambulatório para gestantes de alto risco em Arapiraca vai reduzir os índices de mortalidade de gestantes e recém-nascidos e também a demanda por leitos de UTI Neonatal”. Porque essas gestantes passam a ter atendimento especializado perto de casa, com profissionais de diversas áreas, possibilitando o tratamento de suas patologias, antes do momento do parto”, explicou o secretário