Repórter: Thyeres Medeiros
Repórter Fotográfico: Thyeres Medeiros
Em quase todos os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, o tempo é chave para a sobrevida dos pacientes e nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o relógio é uma ferramenta que trabalha ainda mais forte contra a vítima. Esta foi uma das dificuldades encontradas nesta sexta-feira (23) pelos profissionais do Samu Alagoas ao atender um paciente de 37 anos, na cidade de Viçosa.
Vítima de crises convulsivas, o paciente foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viçosa por familiares. Na unidade, através do uso do aplicativo de telemedicina Join, o caso do paciente, já com suspeita de AVC, foi discutido e chegou-se à decisão clínica: transferir o paciente para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.
Por via terrestre, ainda que de ambulância, o trajeto levaria cerca de 1h30. Como ao percorrer este tempo o paciente poderia perder a “janela do AVC”, termo dado para as 4h30 contadas a partir da aparição dos primeiros sintomas até o atendimento hospitalar, optou-se por fazer o traslado pelo Serviço Aeromédico do Samu. De acordo com diversos estudos científicos, os pacientes de AVC precisam receber tratamento dentro desta janela temporal para que as sequelas sejam eliminadas ou reduzidas ao máximo.
Para isso, o paciente foi então trazido para Maceió a bordo do Serviço Aeromédico do Samu, exclusiva para resgates e atendimentos pré-hospitalares, realizando um trajeto de apenas 15 minutos. O paciente foi então recebido por uma equipe médica do HMA, e encaminhado para realização de exames e tratamento do AVC.
Eficiência
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que iniciou sua trajetória como servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atuando no Samu Alagoas, o Serviço Aeromédico é fundamental para aumentar as chances de salvar a vida dos pacientes.
“Além dos atendimentos primários nas ruas, o Samu ainda atua nas transferências entre unidades de saúde, como foi no caso deste homem de Viçosa . Por isso, nossos parabéns aos bravos guerreiros do Samu Alagoas”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
AVC dá Sinais
A iniciativa pioneira em todo o país tornou Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o AVC desde o ano passado. O programa disponibiliza uma rede de assistência para tratar pacientes com a doença, conectando o Samu e várias unidades de saúde através do aplicativo de telemedicina Join.
Este sistema facilita o compartilhamento de informações e exames médicos entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado.
Quando acionar o Samu
O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes de casos suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.
O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico