Repórter: Neide Brandão
Fotos: Nívia Lins/Neide Brandão
Em um esforço contínuo para garantir a excelência e segurança dos procedimentos hospitalares, profissionais da saúde participaram de uma capacitação sobre Central de Material e Esterilização (CME) nesta segunda-feira (1º), no auditório do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.
O evento, organizado pela unidade hospitalar referência em tratamentos cardiológicos, contou com transmissão online e reuniu não apenas profissionais do hospital, mas também de todo o Complexo de Saúde do Estado, incluindo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Segundo informou a enfermeira Márcia Barros, supervisora do Centro Cirúrgico e da CME do Hospital do Coração Alagoano, a capacitação foi organizada com o intuito de manter os profissionais da área sempre atualizados. Ela destacou o papel crucial dos profissionais das Centrais de Material e Esterilização nos procedimentos cirúrgicos realizados nas unidades hospitalares.
“É fundamental manter a excelência nos processos realizados nesse setor tão importante para uma unidade hospitalar. Afinal, a esterilidade dos instrumentos é primordial para a segurança dos pacientes. A capacitação revelou-se não apenas informativa, mas transformadora para muitos dos presentes e que lidam diariamente com a crucial tarefa de garantir a esterilidade dos instrumentos médicos,” ressaltou Márcia Barros, agradecendo a parceria com a CME do Metropolitano, por meio da coordenadora da área, Sarah Martins.
Priscila Cabral, enfermeira no Núcleo de Educação Permanente (NEP) e também organizadora do evento, enfatizou a importância da constante atualização dos profissionais da área da saúde. Ela referiu que eventos como esse são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços prestados.
“A iniciativa demonstra o compromisso das instituições de saúde em Alagoas em promover a excelência no atendimento e na segurança dos pacientes, valorizando o contínuo aprimoramento dos profissionais que atuam na área”, disse.
Para Jallyane Santana, coordenadora de enfermagem no HMA e participante na capacitação com a sua equipe, o treinamento não apenas aprimorou o conhecimento técnico, “mas também garantiu que todos os procedimentos de esterilização sejam realizados de acordo com os padrões de qualidade e segurança. Assim, conseguimos assegurar a proteção dos nossos pacientes e a eficiência dos nossos processos. Algumas das práticas aprendidas durante o treinamento serão importantes para mantermos um ambiente seguro e livre de infecções”, ressaltou.
Na ocasião, Ana Carolina Vilela abordou a diferença entre limpeza manual e automatizada, enquanto Julyana Albuquerque trouxe insights valiosos sobre os processos na CME. Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, houve sorteio de brindes que animou os participantes.