Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Carreta do Roda-Hans estará em União dos Palmares nesta quinta e sexta-feira para diagnosticar casos de hanseníase

Repórter: Ruana Padilha
Foto: Divulgação

Carreta do Roda-Hans vai estar em União dos Palmares durante dois dias

Com atendimento gratuito para diagnóstico de casos de hanseníase, a carreta Roda-Hans estará, nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), das 8h30 às 16h30, na Rua Hermano Plech, no Centro de União dos Palmares. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e além de identificar casos da doença, capacita profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico dos pacientes.

Durante o atendimento em União dos Palmares, serão contemplados moradores da III Região de Saúde, formada também pelos municípios de Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú e São José da Laje. O projeto Roda-Hans foi criado em 2018, pelo MS, e leva atendimento qualificado a diferentes lugares do Brasil. 

A carreta itinerante conta com cinco consultórios para atendimento clínico, além de um laboratório para a realização de exames de diagnóstico. O atendimento é feito por profissionais da saúde da rede municipal, com apoio de um especialistas para diagnóstico de hanseníase, com acompanhamento nas unidades de saúde de referência.

A Doença

A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão acontece por meio do contato com gotículas de saliva de quem ainda não iniciou o tratamento. Essas gotículas são transmitidas através da fala, tosse ou espirro.

Para o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, a ação é de grande importância para o combate precoce da hanseníase nos municípios. “A carreta promove um atendimento mais acessível a todas as pessoas que possam estar com a suspeita da doença ou mesmo já diagnosticadas. Por isso, é fundamental que todos fiquem atentos aos sintomas da hanseníase e, caso percebam alguma mancha, procurem atendimento médico o mais rápido possível “, solicitou o gestor.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais