Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

Iniciou no sábado (1º), o novo fluxo de atendimento na Classificação de Risco do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizado de forma informatizada e unidirecional. Segundo esclareceu a enfermeira Janiery Batista, responsável pela área Azul, o paciente chega ao HGE regulado, passa pela Classificação onde será feita a triagem via Gesthosp, sistema do hospital, depois ele será encaminhado para o Registro, onde serão solicitados todos os dados do paciente.
“Na folha impressa terá registrada a cor do atendimento, e é lá, no Registro, que será gerada a senha para o consultório. Portanto o paciente não voltará para a Classificação, exceto em casos de retorno”, acrescentou a enfermeira.
De acordo com a enfermeira, anteriormente toda a classificação de pacientes era realizada de forma manual. “Passamos a utilizar o sistema do hospital,Gesthosp, para Classificar os usuários que são atendidos na nossa Unidade. Até ontem, a classificação era toda feita de forma manual, e hoje fazemos tudo no computador através do novo sistema, um avanço para o hospital”, referiu, acrescentando que a senha para atendimento nos consultórios médicos também era entregue pelas profissionais da área.
Michelly Calixto, também responsável pela área de enfermagem da Azul, comentou que o sistema é completo, baseado no Protocolo de Manchester, e, todo atualizado pelas enfermeiras da Classificação em conjunto com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) e Suporte de Sistemas.
“Essa ferramenta será de suma importância para informatizar o atendimento e gerar dados para nosso hospital. Foi um longo caminho para chegarmos a esse dia. Gratidão a todos os envolvidos. Área Azul sempre em busca de avanços e melhorias para a assistência aos nossos usuários”, destacou.