Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Comissão Estadual de Residência Médica de Alagoas (Cerem/AL) abriu as inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica para dez hospitais no Estado de Alagoas. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 3 de janeiro, pelo site www.strixeducacao.com.br.
Só nos hospitais mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) são oferecidas 41 vagas: vinte para o Hospital Geral do Estado (HGE), nove para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), oito para o Hospital Regional da Mata (HRM) e quatro para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA).
As demais 63 vagas estão distribuídas em instituições privadas e filantrópcias do Estado de Alagoas. São 24 na Fundação Educacional Jayme de Altavila, 19 no Hospital Veredas, seis no Hospital Chama, quatro na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, quatro na Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, quatro na Associação Beneficente de Palmeira dos Índios e duas no Hospital Vida.
Em Maceió, o HGE oferece cinco vagas em Clínica Médica, quatro em Pediatria, quatro em Medicina de Emergência, duas em Neurologia, duas em Ortopedia e Traumatologia, duas em Medicina Física e Reabilitação e uma em Cirurgia Geral. Já o HMA vai contar com quatro em Clínica Médica, duas em Medicina Intensiva, duas em Anestesiologia e uma em Endoscopia. No interior, o HRM, em União dos Palmares, destina duas vagas em Ortopedia e Traumatologia, duas vagas em Pediatria e Anestesiologia, uma em Medicina de Emergência e uma em Medicina de Emergência Pediátrica.
Para o presidente da Cerem/AL, Fernando Fidelis, os médicos que buscam se especializar têm uma oportunidade única. “Nós disseminamos as vagas em hospitais referenciados em cada área, com os melhores profissionais de Alagoas como mentores. Pedimos que os interessados fiquem atentos às datas e prazos do edital para não perder o processo”, informou.
Referência em Alagoas
Fernando Fortes Melro, diretor do HGE, reforçou que é motivo de muita honra saber que o hospital é a unidade de saúde que mais oferece vagas na residência médica estadual. Ele adiantou que, até janeiro, serão abertas as inscrições para o processo seletivo das residências multi e uni profissionais também.
“Enfermeiros, nutricionistas e profissionais de várias áreas poderão participar dos programas que estão voltados para Nutrição Clínica, Enfermagem Dermatológica, de forma uniprofissional, e Terapia Intensiva, de forma multiprofissional”, ressaltou.
Segundo o gestor do HGE, a previsão é que a prova do processo seletivo para as residências multiprofissionais aconteça entre janeiro e fevereiro, com início da residência para março de 2024. Os interessados poderão escolher entre a residência multiprofissional em terapia intensiva, que envolve as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, além das uniprofissionais em enfermagem dermatológica e nutrição clínica.