Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfica: Beatriz Castro

Se a higienização das mãos é indispensável para todos os cidadãos, imagine para os profissionais da saúde. A ausência desse hábito pode contribuir com a proliferação de agentes infecciosos que põem vidas em risco, dentro e fora da unidade. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promove ações contínuas de conscientização para os seus servidores, com a inclusão de campanhas e até premiação para as equipes que mais aderem a essa prática.
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) lidera essas campanhas e continuamente observa como os profissionais estão higienizando as mãos antes e após os atendimentos. Pela segunda vez, a equipe promove o Campeonato na Adesão de Higienização das Mãos, com entrega de certificados e brindes que servem como motivação para continuidade dos cuidados preventivos.

“Está na nossa rotina visitar os setores e pontuar quais os profissionais que estão higienizando as mãos, com que frequência, se estão cumprindo com todo o processo corretamente etc. Isso nos ajuda a formular uma taxa que, em nível adequado, reduz muito as infecções hospitalares. Então, esse campeonato serve para motivar todas as equipes para aumentar a sua taxa de higienização”, explicou a médica infectologista Angélica Novaes.
Os enfermeiros Sérgio Vieira e Suanny Costa representaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, avaliada como a que apresentou a melhor taxa de higienização das mãos. Para eles, esse reconhecimento é importante para chamar atenção de toda a equipe multidisciplinar e, ainda, serve de alternativa para quebrar a tensão e o estresse desenvolvido durante as assistências prestadas aos pacientes com quadros de saúde mais graves.

“Mas, o melhor mesmo é sabermos que nossos pacientes estão protegidos e que em seus exames não são identificadas bactérias multirresistentes. Para a gente, isso é motivo de orgulho! Sem contar que é um benefício também importante para as nossas vidas e para a saúde das pessoas que tanto amamos fora do hospital”, compartilhou a enfermeira Suanny Costa..


