Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfico: Marco Antônio

O município de Coruripe passa a contar agora com uma moderna Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída pelo Governo do Estado. A cerimônia de entrega do equipamento de saúde ocorreu nesta terça-feira (4), e além do governador Paulo Dantas, estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Ponte de Miranda, e os secretários executivos, Eder Correia (Gestão Interna), Igor Montteiro (Regulação e Gestão) e Thalyne Araújo (Vigilância em Saúde).
A UPA de Coruripe é do Tipo III e passa a atender casos de média complexidade, proporcionando maior suporte à população e integração entre a Atenção Básica e assistência hospitalar. O funcionamento da unidade será pautado pela classificação de risco, garantindo que os pacientes mais graves tenham prioridade no atendimento. Além disso, a unidade oferecerá serviços de diagnóstico, como raios-X, exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de observação clínica por até 24 horas para estabilização dos pacientes.

Ao lado do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, o governador Paulo Dantas expressou a alegria de estar retornando à cidade para entregar um importante equipamento de saúde para a região. “Prometemos entregar três UPAs durante a nossa eleição: a de Marechal de Deodoro, a de Coruripe e a de Rio Largo. Já entregamos no final do ano passado a UPA de Marechal Deodoro, estamos entregando no dia de hoje a de Coruripe e, este ano, ainda entregaremos a UPA de Rio Largo, cumprindo assim 100% do compromisso firmado no período eleitoral”, enfatizou o governador.

O secretário Gustavo Pontes de Miranda destacou que a nova unidade foi construída com recursos próprios e vai atender a uma população de 200 mil habitantes da região. “Foram realizados investimentos da ordem de 10 milhões de reais, feito com recursos próprios do estado, para entregar a população de Coruripe e região essa nova UPA totalmente equipada e com profissionais preparados para atender com destreza técnica e humanização”, ressaltou o secretário.

A diretora geral da UPA, Patrícia Albuquerque, destacou que a UPA tem a capacidade de atender a aproximadamente 10 mil pacientes por mês. “Com a abertura dessa unidade Coruripe e região ganham mais acessibilidade à rede de hospitalar e pré-hospitalar com mais portas de atendimento de urgência capazes de atender e salvar milhares de vidas”, reforçou a diretora.