Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Educação no trânsito é tema de palestra no HGE ministrada por representante do Detran/AL

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfica: Beatriz Castro

Assessor do Detran/AL orientou e esclareceu dúvidas acerca de temas relacionados ao trânsito

Nos cinco primeiros meses de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 2.163 acidentes de trânsito. Um grave problema de saúde pública que deve ser combatido por todas as pessoas com hábitos de prevenção, como utilizar os equipamentos de segurança, respeitar os limites de velocidade, dar preferência ao pedestre e não utilizar o celular durante a condução do veículo.

Para levar essa conscientização aos servidores do hospital que mais assiste feridos em acidentes de trânsito em Alagoas, o assessor especial da superintendência de educação para o trânsito e formação de condutores, Roberto Silva, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), ministrou uma palestra sobre o Trânsito e Relações Humanas, onde a cordialidade também é palavra de ordem.

Em 2023, 476 pedestres atropelados foram assistidos pelo HGE; no ano anterior foram 505

“O HGE também está no trânsito, com os seus veículos de transporte de pacientes e servidores. O meu objetivo aqui é sanar algumas dúvidas e estimular os condutores a praticar a direção defensiva, responsável, atenta, prudente; fazendo uso próprio de sinalizações, como as setas, as piscadas de faróis, buzina, indicações de braço e giroflex nas ambulâncias”, explicou o assessor do Detran/AL.

De janeiro a maio deste ano, já foram admitidas, no HGE, 949 pessoas feridas em colisões, 830 em acidentes de moto, 196 atropeladas, 127 ciclistas e 61 envolvidas em capotamentos. Durante todo o ano de 2023, o hospital referência em traumas registrou: 2.493 colisões, 2.015 acidentados por motos, 476 atropelamentos, 301 ciclistas e 150 capotamentos. Em 2022 foram: 2.409 colisões, 2.086 feridos em motos, 505 atropelamentos, 267 ciclistas e 131 capotamentos.

HGE é referência no atendimento de urgência e emergência, porta aberta para os traumas

“Foi uma palestra muito importante para o nosso dia a dia, pois é preciso ter respeito e, acima de tudo, educação no nosso trânsito, uma vez que, infelizmente, os índices de acidentes ainda são grandes. Nós saímos desse momento com uma noção, uma visão maior. E fica aqui o nosso apelo para toda a sociedade se engajar nessa corrente pelo combate aos acidentes de trânsito”, declarou o supervisor de recepções, Marcelo Meireles.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais