Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfica: Beatriz Castro

Nos cinco primeiros meses de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 2.163 acidentes de trânsito. Um grave problema de saúde pública que deve ser combatido por todas as pessoas com hábitos de prevenção, como utilizar os equipamentos de segurança, respeitar os limites de velocidade, dar preferência ao pedestre e não utilizar o celular durante a condução do veículo.
Para levar essa conscientização aos servidores do hospital que mais assiste feridos em acidentes de trânsito em Alagoas, o assessor especial da superintendência de educação para o trânsito e formação de condutores, Roberto Silva, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), ministrou uma palestra sobre o Trânsito e Relações Humanas, onde a cordialidade também é palavra de ordem.

“O HGE também está no trânsito, com os seus veículos de transporte de pacientes e servidores. O meu objetivo aqui é sanar algumas dúvidas e estimular os condutores a praticar a direção defensiva, responsável, atenta, prudente; fazendo uso próprio de sinalizações, como as setas, as piscadas de faróis, buzina, indicações de braço e giroflex nas ambulâncias”, explicou o assessor do Detran/AL.
De janeiro a maio deste ano, já foram admitidas, no HGE, 949 pessoas feridas em colisões, 830 em acidentes de moto, 196 atropeladas, 127 ciclistas e 61 envolvidas em capotamentos. Durante todo o ano de 2023, o hospital referência em traumas registrou: 2.493 colisões, 2.015 acidentados por motos, 476 atropelamentos, 301 ciclistas e 150 capotamentos. Em 2022 foram: 2.409 colisões, 2.086 feridos em motos, 505 atropelamentos, 267 ciclistas e 131 capotamentos.

“Foi uma palestra muito importante para o nosso dia a dia, pois é preciso ter respeito e, acima de tudo, educação no nosso trânsito, uma vez que, infelizmente, os índices de acidentes ainda são grandes. Nós saímos desse momento com uma noção, uma visão maior. E fica aqui o nosso apelo para toda a sociedade se engajar nessa corrente pelo combate aos acidentes de trânsito”, declarou o supervisor de recepções, Marcelo Meireles.