Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Em visita a Alagoas, secretário de Atenção à Saúde do MS conhece novos hospitais e Programa Bate Coração

Agência Alagoas e Ascom Sesau
Repórter Fotográfica: Pei Fon

O secretário da Saúde, médico Gustavo Pontes, e Antônio Lucena, diretor do Hospital Metropolitano, apresentam a unidade para Helvécio Miranda e sua comitiva do Ministério da Saúde

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, e o secretário Gustavo Pontes (Saúde), receberam na tarde desta sexta-feira (01), o secretário executivo de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda, para conhecer as instalações do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, onde também foi apresentado o programa Bate Coração, voltado à assistência cardiológica.

De acordo com Ronaldo Lessa, o Estado deixa de custear sozinho os hospitais e passa a “dividir” com o Governo Federal, que entendeu a importância das unidades hospitalares para a população alagoana, bem como os reconheceu como unidades de Alta Complexidade. “Alagoas passou a receber um incremento mensal de R$ 33,6 milhões na verba de custeio das unidades gerenciadas pela Sesau. Com isso, o Estado passa a contar com um fôlego no orçamento da secretaria para investir em infraestrutura, manutenção e custeio de novos programas. Esse estreitamento de laços garante a ampliação do diálogo federativo”, disse Lessa.

Governador em exercício, Ronaldo Lessa, fala dos investimentos do governo de Alagoas na saúde

Segundo ele, um outro ponto positivo é que o programa tem sede no Hospital do Coração Alagoano mas vai atender  em todo o estado. “O Bate Coração será estendido para a rede de hospitais e para as UPAs do estado. Vai fazer com que a gente esteja oferecendo um serviço de ponta atendendo numa área  que é fundamental, e consta nas estatísticas que muita gente perde a vida em função de problema cardíaco”, ressaltou.

No HMA, Helvécio Miranda percorreu as áreas ambulatorial, de terapia intensiva e as enfermarias, ressaltando a megaestrutura da unidade hospitalar, que foi inaugurada durante o ápice da pandemia da Covid-19. A unidade, que assegura assistência ambulatorial para os alagoanos com problemas oftalmológicos, esclerose múltipla e sequelas da Covid-19, também conta com uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ser referência para a realização de diversos tipos de cirurgias complexas, como a de cabeça e pescoço.

Memorial Adib Jatene

No Hospital do Coração Alagoano, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS conheceu o Memorial Adib Jatene, médico acreano que foi referência em cardiologista no Brasil e no mundo, que exerceu o cargo de ministro da saúde em duas oportunidades e que dá nome à unidade hospitalar alagoana também especializada em cardiologia. O local, que foi idealizado pelo coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luiz Dantas, abriga o acervo de livros, documentos e objetos pessoais do homenageado, que foram doados pela família para eternizar sua memória e, inclusive, poder ser visitado por profissionais de saúde, estudantes e interessados na história do profissional, que foi o responsável pela realização da primeira cirurgia de ponte de safena do país. 

“A Criação do Memorial Adib Jatene é uma homenagem e reconhecimento a este brasileiro notável e referência em cardiologia para os profissionais da sua época, para as atuais e futuras gerações. Um homem que deixou um grande legado para a área da cardiologia e que se notabilizou, também, por ter desenvolvido o primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, nos anos 1950 e que inventou uma técnica de correção de artérias transpostas em bebês, que ficou conhecida mundialmente como Cirurgia de Jatene”, salientou Dantas, durante apresentação ao local a Helvécio Miranda.

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e do deputado estadual, José Wanderley Neto, o secretário de Atenção Especializada do MS, Helvécio Miranda, percorreu as dependências do Hospital do Coração Alagoano e conheceu o Memorial Adib Jatene

Após conhecer as unidades de saúde e ser apresentado ao programa Bate Coração, o médico e secretário de Atenção Especializada do MS, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, ressaltou que as novas unidades hospitalares alagoanas seguem o mesmo padrão dos hospitais construídos nos grandes centros.  “Teremos muitas boas notícias para Alagoas nos próximos anos, porque diferente do que ocorreu no ano passado, o Governo Federal está trabalhando em parceria com a gestão estadual alagoana. Tivemos uma gestão federal negacionista, que abandonou a ciência e que não ajudava os estados e municípios. Veja que os novos hospitais de Alagoas foram construídos com recursos próprios, mas que não recebiam financiamento do Governo Federal. Entretanto, estamos corrigindo estes prejuízos, habilitamos as unidades e estamos compartilhando o financiamento, assim como fizemos em outros estados, porque o tempo é união e reconstrução”, pontuou Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

Helvécio Miranda fala dos investimentos do governo federal na saúde estadual

No Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, que completa um ano de funcionamento neste sábado (1º), o diretor da unidade, Otoni Veríssimo, detalhou ao secretário de Atenção Especializada do MS, o programa Bate Coração, que tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para atingir este objetivo, a rede assistencial será interconectada por meio de telemedicina e, entre os métodos utilizados está a trombólise, uma estratégia fármaco-invasiva ou a angioplastia primária, que representa um implante de stent.

Diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, apresenta o Programa Bate Coração

“O Bate Coração pretende disponibilizar informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde, desde os primeiros sinais do IAM até o atendimento. O programa prevê, ainda, o acompanhamento pós-tratamento, aprimorando a coordenação entre as unidades de saúde, oferecendo suporte especializado aos médicos e equipe multidisciplinar, por meio de formação continuada”, salientou o diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo.

Centro de Comando do Programa Bate Coração, no Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene

Benefícios

O secretário Gustavo Pontes de Miranda explicou que a implementação do programa Bate Coração trará uma série de benefícios para os pacientes, profissionais de saúde, famílias e a sociedade em geral. Isso porque, segundo o gestor da saúde estadual, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do Brasil, gerando uma sequência de impactos sociais e sequelas que afetam os pacientes e suas famílias.

“Com o Bate Coração vamos poder ter a detecção precoce de doenças cardíacas e o tratamento rápido do IAM, a redução da mortalidade e da incidência de sequelas graves, bem como, a integração das unidades de saúde, o suporte especializado e uma assistência mais eficiente e personalizada. Além, claro, de fortalecimento da capacidade do sistema de saúde local para lidar com emergências cardiovasculares, gerando impacto positivo em toda a comunidade alagoana”, afirmou o médico Gustavo Pontes de Miranda.

Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, fala dos investimentos do Governo de Alagoas na saúde

Comitiva

Além do governador interino Ronaldo Lessa e do secretário Gustavo Pontes, a comitiva que acompanhou o secretário de Atenção Especializada do MS foi formada pelos diretores dos Hospitais Metropolitano de Alagoas e do Coração Alagoano, respectivamente, Antônio Luciano Lucena Filho e Otoni Veríssimo. Estiveram presentes também às visitas, o deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, os deputados estaduais José Wanderley Neto e Lelo Maia, e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, além do vereador por Maceió, Zé Márcio Filho.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais