Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Equipe volante do Hemoal realiza coleta de sangue em Santa Luzia do Norte neste sábado (6)

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, neste sábado (6), coleta externa de sangue na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia do Norte, no bairro Centro. A ação externa, que visa facilitar o acesso dos santaluzienses à prática da doação voluntária de sangue, ocorre das 9h às 16h.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, o voluntário, obrigatoriamente,  deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.

Também é exigido ter idade entre 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos

O MS exige, também, que o voluntário porte um documento de identificação com foto e esteja alimentado no momento da doação, evitando apenas alimentos gordurosos. É vetada a ingestão de bebidas alcoólicas antes do procedimento e o candidato deve ter dormido regularmente na noite anterior.

Caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação de sangue é proibida. Quanto aos candidatos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante um ano.

No caso dos candidatos acometidos por doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento

Se o voluntário estiver com sintomas de gripe ou resfriado, fica vetada a doação de sangue. O recomendado é doar sangue antes de se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo. 

No caso da vacina contra a Influenza, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso da vacina CoronaVac, destinada à Covid-19. Já se os imunizantes contra o novo coronavírus foram da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais