Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfica: Beatriz Castro
Já imaginou fazer um espetinho de banana e servir para o seu filho durante o jogo do Brasil? A ideia pode parecer estranha, mas a proposta é possível e muito saudável para o crescimento da criança. A afirmação é da nutricionista Rosemary Caldas, que apresentou na Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mais um ciclo de oficinas de culinária, que tem o objetivo de estimular hábitos saudáveis desde a infância.
A banana é bem típica no Brasil. Ela esteve nos acessórios de Carmen Miranda, já foi tema de obras de arte, e atualmente, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a fruta mais consumida pelos brasileiros. De acordo com a nutricionista, ela é rica em fibra, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C; além de antioxidantes, triptofano e carboidrato.
“Então nada melhor do que incluir a banana na dieta de nossas crianças. De maneira criativa, inusitada e saborosa. Sendo assim, mostramos que é possível preparar um espetinho de banana e servir durante o lanche. Melhor, é possível na preparação incluir as crianças e tornar o manuseio um momento educativo, inclusivo, informativo e divertido”, ressaltou Rosemary Caldas.
O preparo é muito simples. Basta lavar a banana, retirar a casca, cortá-la em rodelas, espetar no canudo e adicionar mel de abelha. Depois disso, é só colocar as frutas em um recipiente e levar para o local onde irá fazer a refeição. A nutricionista reforça que é importante que os adultos também experimentem a ideia, uma vez que estimula os menores a incluírem as frutas na rotina alimentar.
“Durante a oficina, os responsáveis foram muito parceiros e gostaram da proposta. Também aproveitamos o momento para esclarecer dúvidas e transmitir informações pertinentes aos bons hábitos alimentares, que incluem um cardápio colorido e a preferência por comidas e bebidas naturais”, acrescentou a nutricionista do HGE.