Rafael Maynart com Ascons Sesau e Seduc
Repórter Fotográfica: Pei Fon
Enxergar melhor para aprender mais. Foi com esse intuito que o governador Paulo Dantas lançou nesta quarta-feira (30), o programa Ver e Aprender, que tem como objetivo realizar exames oftalmológicos e cirurgias corretivas nos estudantes da Rede Estadual de Ensino, que apresentarem problemas de visão, além de garantir a entrega de óculos para os alunos. A cerimônia ocorreu durante a inauguração da Escola Estadual Professor Eduardo Almeida, no bairro Garça Torta, em Maceió, e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, e do secretário-executivo de Gestão Interna da Saúde, Igor Monteiro, que representou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda, que cumpre agenda oficial em Brasília.
O Ver e Aprender será executado pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), transformando a realidade dos alunos de toda a Rede Estadual de Ensino, que possuem dificuldade para enxergar e, muitas vezes, desconhecem o problema. Somente na unidade escolar do Garça Torta, cerca de 160 estudantes foram contemplados com a iniciativa.
O governador Paulo Dantas enfatizou que o Ver e Aprender é um programa de Governo, instituído por Lei, e tem como um dos objetivos melhorar a saúde dos jovens estudantes e diminuir a evasão escolar. “O Ver e Aprender agora é oficial e vai transformar a saúde dos nossos jovens e diminuir a evasão escolar com mutirões para diagnósticos oftalmológicos nas escolas estaduais. Hoje entregamos mais de 90 óculos e já temos 200 exames agendados para serem realizados nas próximas semanas. Essa integração entre a Seduc e a Sesau vai beneficiar milhares de alagoanos, que vão enxergar melhor, aprender mais e se prepararem para o futuro”, destacou.
O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, afirmou que Alagoas está passando por uma transformação na educação, melhorando a qualidade de ensino e oferecendo melhores condições de aprendizado. “Lançamos o Ver e Aprender, que vai auxiliar os jovens que possuem algum problema de visão a realizar exames e ganhar óculos, podendo até realizar cirurgias corretivas. O Governo de Alagoas dá mais um importante passo no sentido de acolher cada vez melhor os nossos estudantes, para que todos, sem exceção, tenham a perspectiva de um futuro promissor por meio de uma educação de qualidade”, salientou.
Os médicos que vão compor o programa serão responsáveis por realizar os exames e, havendo necessidade, prescrever o tratamento para cada caso, de forma individual. O cronograma de exames será divulgado pelo Governo do Estado, ocorrendo no próprio ambiente escolar, com estrutura previamente montada pela Sesau. As solicitações serão inseridas no sistema de saúde de marcação de exames, para que seja feito o agendamento e posterior comunicação aos pais ou responsáveis pelo aluno.
O secretário Gestão Interna da Saúde, Igor Monteiro, ressaltou que o Ver e Aprender é um programa intersetorial que irá assegurar o acesso à saúde ocular aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, evitando a evasão escolar. “Os alunos que forem diagnosticados com problemas de visão irão receber toda a assistência na área da saúde ocular para que possam estudar em dificuldade, evitando assim um déficit de aprendizagem”, salientou, ao representar o titular da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.
Para o secretário de Estado da Saúde, além de representar uma ação de saúde pública, o Ver e Aprender se notabiliza como uma iniciativa de inclusão social. “Vamos assegurar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico ou medicamentoso, bem como o óculos de grau quando este for prescrito pelo oftalmologista. Com isso, evitaremos, inclusive, a evasão escolar, assegurando bem-estar e qualidade de vida para nossos estudantes, que poderão concluir seus estudos e galgar um futuro digno e que só a educação é capaz de proporcionar”, destaca Gustavo Pontes de Miranda.