Repórter: Tony Medeiros
Repórter Fotográfico: Tony Medeiros
Durante o segundo fim de semana do ano, 307 pessoas foram acolhidas pelos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. As equipes de plantão realizaram nove procedimentos cirúrgicos entre o sábado (7) e domingo (8).
Do total de atendimentos, 84 pessoas foram assistidas após sofrer acidentes de trânsito, sendo 46 por ferimentos em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas.
Ainda durante o plantão do último fim de semana, 19 usuários foram atendidos no HEA por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou narina ou ainda garganta.
A maior unidade hospitalar do interior do Estado também registrou a entrada de 12 pessoas que sofreram agressões corporal, por arma branca e de fogo.
Nove pessoas foram acolhidas por causa de picada de escorpião e oito por mordida de cachorro. Outras sete pessoas foram atendidas por queda de altura.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HEA representa para o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o que o HGE significa para a capital, a Grande Maceió e os Litorais Norte, Sul e a Zona da Mata.
“As duas unidades possuem o mesmo perfil assistencial, são porta-aberta para os pacientes e atendem com eficiência pacientes politraumatizados. Nosso foco é que continuem sendo referência para cada cidadão de precisa de atendimento de Média e Alta Complexidade, na área de urgência e emergência”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.