Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

HEA 20 anos: Unidade é referência no uso da tecnologia em exames de diagnóstico

Repórter: Tony Medeiros
Fotos: José Gabriel

A partir desta sexta-feira (14) iniciamos uma série de reportagens em homenagem aos 20 anos do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), situado em Arapiraca. A unidade, inaugurada no dia 18 de julho de 2003, na gestão do então governador Ronaldo Lessa, atual vice-governador de Alagoas, é referência no atendimento de Alta Complexidade para 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde.

Investimento em equipamentos de última geração qualificam assistência aos pacientes do HEA

Inaugurado no dia 18 de julho de 2003, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), situado em Arapiraca, notabilizou-se durante os seus 20 anos de funcionamento pelo investimento em tecnologia de ponta, que auxilia no diagnóstico dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes assistidos diariamente. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade é referência pelo seu Serviço de Radiologia, que dispõe de equipamentos de ponta e assegura exames de raios-x e tomografia.

Os investimentos em um parque tecnológico de ponta agilizam o trabalho dos médicos na tomada de decisões, permitindo um diagnóstico ágil e eficiente, conforme destaca a coordenadora do Serviço de Radiologia do HEA, Patrícia Oliveira. Ela explica que a radiologia é considerada o “coração do hospital”, porque sem as imagens dos exames os médicos de plantão não conseguem cumprir a missão de fechar o diagnóstico com precisão e adotar a conduta mais indicada para cada caso.

Para entender a importância destes exames, nos primeiros seis meses deste ano, os profissionais da saúde do HEA acolheram 29.582 pacientes, uma média de 4.930 por mês. No mesmo período, 2.364 usuários foram internados. Ainda segundo a planilha da produção assistencial, como resultado da prestação de assistência foram realizadas 24.362 radiografias e 9.878 tomografias. Ou seja, somente na área de exames de radiologia foram realizados 34.240, número superior ao de atendimentos.

“Muitas vezes, o mesmo paciente faz mais de um exame, porque tem indicação para internamento, e o médico precisa acompanhar a evolução da recuperação de alguma cirurgia. É por isso que consideramos a radiologia como fundamental para as ações de saúde no Hospital de Emergência do Agreste”, afirmou Patrícia Oliveira.

Patrícia Oliveira explica que os avanços colaboram para a agilidade no fluxo dos atendimentos

Digital
A coordenadora ressalta que, no último ano, o hospital conquistou muitos avanços e vem acompanhando a evolução tecnológica. “Antes, os médicos precisavam esperar a impressão das películas do raio-x para, enfim, saber o que estava acontecendo com o paciente e elaborar um diagnóstico. Isso levava tempo. Mas, desde que o equipamento passou a ser digital, não precisamos mais imprimir o material, agilizando o atendimento”, comemorou.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) conseguiu desburocratizar ainda mais o trabalho. Álvaro Barbosa, coordenador do setor, explica que a tecnologia está sendo utilizada para acelerar os passos de atendimento. “Implantamos um sistema em que o médico em atendimento não precisa esperar as películas com as imagens, como também não precisa sair da sala de atendimento. Ele recebe praticamente em tempo real as imagens feitas pelo raio-x, através da rede interna do hospital”, ressaltou.

Com a tomografia não foi diferente. Antes, o médico precisava sair do local do atendimento para ir até a sala do tomógrafo analisar o exame e emitir o laudo. “A tecnologia diminui as distâncias. Agora, o médico pode avaliar o exame pelo sistema, sem precisar ir até a tomografia. Desta forma melhoramos o fluxo e a segurança da informação, uma vez que as imagens ficam armazenadas no nosso servidor”, explicou Álvaro Barbosa.

Álvaro Barbosa, responsável pelo NTI, explica que, através do sistema interno, os médicos têm acesso aos exames de raios-x e tomografia

Armazenamento das imagens

As imagens dos exames realizados em vítimas de traumas e pacientes assistidos na Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são armazenadas, com o propósito de acompanhar a evolução do quadro clínico. “Com isso, ganhamos em agilidade e segurança. Todos os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste estão de parabéns. Trabalhamos em equipe e essa conquista é importante para todos, principalmente para público, que chega ao hospital precisando de nossa atenção”, afirmou Patrícia Oliveira, que lidera uma equipe com cerca de 50 profissionais no Serviço de Radiologia.

A diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, cita a importância da sensibilidade da equipe da Sesau em investir nos novos equipamentos, melhorando e tornando mais ágeis as ações dentro da unidade hospitalar. “A gestão da Sesau tem colaborado com o desenvolvimento de nossa unidade. Quando o investimento é feito e a equipe trabalha com dedicação, o resultado é excelência no acolhimento aos pacientes”, declarou Bárbara Albuquerque.

Secretário Gustavo Pontes de Miranda diz que HEA é um exemplo de eficiência na assistência

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que diariamente o HEA comprova o seu alto poder de resolutividade na prestação de atendimentos de emergência, seja para assistir pacientes feridos no trânsito, por armas branca ou de fogo, além daqueles que sofreram AVC. “É uma unidade que nos orgulha e que presta relevantes serviços ao povo alagoano que residente na II Macrorregião de Saúde. Um hospital inaugurado quando o hoje vice-governador Ronaldo Lessa era o titular do Executivo estadual e que nestes 20 anos representa um legado da sua gestão para a saúde pública”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais