Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

HEA realiza programação especial da Campanha Janeiro Branco

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Tony Medeiros
Foto: José Gabriel

Ação irá ocorrer no Hospital de Emergência do Agreste ao longo de todo o mês de janeiro



A preocupação com a saúde física e mental dos pacientes é constante na rotina dos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Sempre praticando o atendimento humanizado, a unidade irá realizar, através do projeto Preparando a Volta Para Casa, uma programação especial para marcar a Campanha Janeiro Branco, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da promoção e proteção da saúde mental.

As atividades vão acontecer com palestras nas enfermarias. A partir das 13h30 desta segunda-feira (9), a primeira palestra será com o tema: “Autoconhecimento”, que será proferida pelo psicólogo, psicoterapeuta, fenomenólogo existencial e mestre em psicologia clínica, Cícero José Barbosa Fonseca. Logo em seguida, Mônika Maciel de Araújo, que é psicóloga e responsável técnica da Comunidade Dona Paula, pós-graduada em dependência química e saúde mental, vai participar de mesa redonda sobre o tema “Dependência Química”.

As ações serão retomadas no dia 23 de janeiro com a palestra do defensor público Marcos Freire, a respeito de “Violência Sobre o Homicídio”. Às 14h, o tema “Cultura da Paz” ganha espaço, em mesa redonda, com o psicólogo clínico e organizacional, palestrante e conferencista do projeto Saúde Mental e Prosa, Luciano Vagner.

“É muito importante trazer essas ações para dentro do hospital, debater, apresentar situações e soluções. Assim, atualizamos e conscientizamos os pacientes a respeito de cada tema e campanha”, afirmou a gerente do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque.

“Montamos uma programação especial para levar estas explicações aos pacientes. É mais conhecimento e, muitas vezes, uma forma de mostrar a alguns deles e aos acompanhantes, saídas para situações que estejam sofrendo na rotina externa”, explicou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto Preparado a Volta para Casa.

Programação contará com palestras proferidas por especialistas em saúde mental

Atendimentos
O projeto Preparando a Volta para Casa, realizado graças à parceria entre o HEA e o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atendeu 1.632 pacientes das enfermarias de Trauma e da ala AVC Dá Sinais em 2022. O objetivo do projeto é fazer o acompanhamento dos pacientes que sofreram sequelas provocadas por traumas ou devido a acidente vascular cerebral.

“Pacientes que, após acidente, ficaram internados e sabem que ao retornar pra casa terão que se adaptar a uma nova realidade por causa de uma perna amputada, por exemplo. Então oferecemos todo este suporte de atendimento com uma equipe multiprofissional para mostrar as possibilidades desta nova situação de vida”, argumentou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto.

A equipe conta com seis estagiários da Unirb (fisioterapia, enfermagem e psicologia), dois da Unopar (serviço social), uma psicóloga que está na vivência e que já foi estagiária do projeto, além de quatro acadêmicos de Psicologia da Ufal, da disciplina pesquisa e extensão. Além de profissionais de vários setores como medicina, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social.

A equipe também faz o acompanhamento dos familiares dos pacientes. Em 2022 foram realizadas atividades de treinamento para 6.504 familiares, que passarão a ser os cuidadores dos pacientes quando estes forem para casa. Por falar em casa, integrantes do projeto chegam a viajar até a cidade onde o paciente mora para mostrar quais adaptações precisarão ser feitas na estrutura do local para que fique mais confortável para o paciente e mais fácil para os familiares/cuidadores.

“A gente trabalha a força mental dos pacientes e, ao mesmo tempo, mostra aos familiares como estes pacientes devem ser cuidados ao chegar em casa. Como deverá ser a rotina para evitar estresses e desentendimentos. Até porque uma pessoa que precisa de ajuda para andar, comer, tomar banho, entre outras coisas, precisa da compreensão de quem convive na mesma casa. É uma mudança para a família toda”, explicou Mônica.

Campos 
O projeto Preparando a Volta para Casa ainda realizou quatro campanhas em 2022: Janeiro Branco, Maio Amarelo, Agosto Lilás e Setembro Amarelo. Contou com a participação, através de palestras, de autoridades competentes em cada área, cientistas e técnicos especialistas. Integrantes do Alcoólicos Anônimos (AA) e do Amor Exigente, parceiros do projeto, atuaram nas enfermarias, com palestras combatendo a mistura de bebidas alcoólicas e direção. 

“São ações primordiais. Muitos destes pacientes que dão entrada no Hospital de Emergência sofreram acidentes de trânsito porque fizeram uso de bebida alcoólica. Então é necessário sempre estar em alerta trazendo estas informações. O Amor Exigente e o AA completaram um ano de atividades nas enfermarias nesta parceria que tem mostrado bons resultados”, garantiu a coordenadora do projeto.

“Recebemos inúmeras mensagens de ex-pacientes, de familiares deles, agradecendo pelo apoio nos momentos mais difíceis, nestas adaptações que passam a ser realizadas pela necessidade de cada um. Ficamos felizes com o nosso desempenho que se baseia na cientificidade, moralidade, comprometimento e acima de tudo amor! Todos agradecemos o apoio que é dado pela direção do hospital para que todo este serviço seja realizado. A Bárbara Albuquerque, nossa gerente, não mede esforços para garantir que tudo aconteça da melhor maneira”, declarou Mônica Leal.

“A gente entende a importância do projeto como oferta de um ótimo serviço para os pacientes que passam por uma mudança tão grande na vida a partir de sequelas provocadas por acidentes ou AVC. Os relatos do público atendido são emocionantes. Todos que fazem o projeto estão de parabéns e que o trabalho se desenvolva cada vez mais em 2023”, afirmou Bárbara Albuquerque, gerente do Hospital de Emergência do Agreste.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais