Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Hemoal capacita enfermeiros e médicos das UPAs sobre segurança do ato transfusional

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Josenildo Törres
Fotos: Anderson Oliveira

Treinamento ocorreu nesta terça-feira (18), no auditório da Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió



Para realizar as transfusões aos pacientes de forma adequada e com total segurança, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou, nesta terça-feira (18), capacitação sobre a segurança do ato transfusional. O evento ocorreu no auditório da Unidade Via Expressa, situada no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e foi voltado para os médicos e enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A capacitação tratou sobre as etapas que integram o ato transfusional e, por meio da iniciativa, os médicos e enfermeiros irão atuar como agentes multiplicadores nas UPAs onde atuam. Com esta medida, o Hemoal contribui para assegurar que os pacientes internados nas UPAs e, que necessitam de transfusões, não precisem ser transferidos para as unidades hospitalares apenas para receberem sangue.

O diretor médico da UPA de Maragogi, Paulo Alencar, destacou a importância da Capacitação sobre o Ato Transfusional promovido pelo Hemoal



De acordo com a diretora do Hemoal, a hematologista Verônica Guedes, a capacitação focou nas principais reações transfusionais que podem ocorrer no paciente e como identificá-las. “Destacamos as informações que devem estar contidas no documento de solicitação de transfusão e como deve ser realizado o transporte das amostras de sangue, bem como, evidenciamos que, em caso de intercorrências, elas devem ser notificadas no processo de hemovigilância, frisou.

O diretor médico da UPA de Maragogi, Paulo Alencar, destacou a importância da Capacitação sobre o Ato Transfusional promovido pelo Hemoal. “Através dos conhecimentos disseminados durante este evento, os profissionais que atuam na assistência pré-hospitalar terão a segurança para executar as transfusões que se façam necessárias para os pacientes que estão recebendo assistência”, destacou o médico.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais