Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Hemoal é certificado pelo Ministério da Saúde como centro de excelência laboratorial

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Débora Rosset

Servidores do Hemoal são capacitados permanentemente para seguirem as diretrizes da Anvisa

Após análise realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nos resultados de exames realizados pelo Núcleo Laboratorial do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), o órgão foi certificado pelo Ministério da Saúde (MS) como centro de excelência laboratorial. A certificação, que faz parte do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Serviços de Hemoterapia, ocorreu devido à obtenção de 100% de acertos nos testes sorológicos realizados pelo hemocentro alagoano, que é responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado.

Na prática, a certificação do Hemoal como centro de excelência laboratorial significa que todos os exames feitos pelo órgão, no último ano, alcançaram os resultados corretos, seja quando foram negativos ou positivos para a detecção do vírus HIV, da sífilis, hepatite e doença de Chagas. Isso significa que o Laboratório de Imunopatologia do hemocentro alagoano atende a todos os pré-requisitos exigidos pelo MS e que o sangue e os hemocomponentes encaminhados para as maternidades e hospitais públicos do estado são totalmente confiáveis e seguros.

Núcleo Laboratorial do Hemoal conta com equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados

Para a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, a certificação do órgão como centro de excelência laboratorial deve ser motivo de orgulho para todos os alagoanos, porque atestou que os resultados dos exames realizados são confiáveis. “O mérito desta conquista é de todos os nossos servidores, que atuam com dedicação, aplicando as técnicas específicas, para que os resultados dos exames apresentem confiabilidade e garantam a qualidade do sangue e hemoderivados fornecidos diariamente às maternidades e hospitais”, destacou.

Gerente do Hemoal, Verônica Guedes, ressalta conquista do Hemoal pela certificação de excelência laboratorial

Investimentos

Verônica Guedes ressaltou que para obter a certificação, o Hemoal investe periodicamente na capacitação dos técnicos que atuam no Núcleo Laboratorial, além de adquirir equipamentos de última geração, que apresentam resultados fidedignos. “Sabemos que em linhas gerais todos os laboratórios devem apresentar resultados fidedignos nos exames que realizam. Mas a aplicação de técnicas erradas, a atuação de profissionais não capacitados e a falta de calibração de equipamentos podem acarretar em erros. Por isso, trabalhamos arduamente para que esses parâmetros sejam seguidos à risca”, salientou.

Equipamentos modernos garantem e devidamente calibrados garante a qualidade do resultado dos exames sorológicos feitos pelo Hemoal

A gestora do Hemoal enfatizou, ainda, que atualmente o órgão conta com equipamentos de última geração, como os utilizados pelos Bancos de Sangue dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Além da alta tecnologia empregada no Núcleo Laboratorial, o Hemoal trabalha, por meio do Núcleo Interno da Qualidade, para que os técnicos sigam todas as diretrizes exigidas pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que a certificação obtida pelo Hemoal comprova a qualidade dos serviços disponibilizados pelo hemocentro alagoano. O gestor da saúde estadual frisou que, desde a sua chegada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em maio de 2022, tem trabalhado em parceria com a Gerência da Hemorrede para que o Hemoal mantenha seu alto padrão de qualidade técnica na assistência.

“A prova do nosso olhar voltado para as demandas do Hemoal são os investimentos que realizamos ao longo dos últimos meses. Além de uma nova sede administrativa, órgão passou a contar com um novo posto de coleta de sangue e um núcleo de hamatologia, assegurando um ambiente mais amplo e moderno, que se reflete em mais conforto para os servidores e para os doadores de sangue e pacientes hematológicos”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais