Repórter: Josenildo Torres
Fotos: Divulgação

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), por meio da Coordenação de Valorização de Pessoas (CVP), realizou uma Capacitação sobre a Importância da Política Nacional de Humanização (PNH) e Equidade. O evento, que ocorreu na Unidade Via Expressa, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, reuniu gestores e técnicos.
O objetivo da iniciativa é fomentar práticas que assegurem a equidade e a humanização entre os trabalhadores do Hemoal. Por isso foram debatidas práticas de humanização para a efetivação da equidade em saúde no hemocentro, responsável por captar e fornecer sangue às unidades de saúde, bem como, tratar pacientes hematológicos.
“Lidamos com dois públicos distintos, que são as pessoas saudáveis, que nos procuram para doar sangue, além daquelas que têm doenças hematológicas e necessitam de assistência. Para ambos os grupos, além de eficiência na assistência, nosso foco é a humanização, seja para fidelizar o doador ou para minimizar a dor do paciente”, frisou a assessora de gestão de pessoas do Hemoal, Eliane Vieira.

Facilitadores
Entre os facilitadores da Capacitação sobre a Importância da Política Nacional de Humanização e Equidade, está a supervisora de Humanização em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Emilly Vieira. Ela ressaltou que promover momentos como o organizado pelo Hemoal é essencial para realizar um diálogo com os trabalhadores e conhecer a realidade dos seus serviços.
“Deste modo podemos executar ações direcionadas, e que atendam as necessidades do Hemoal, sempre com foco na qualificação dos trabalhadores dos Núcleos de Hemoterapia e Hematologia. Assim, iremos minimizar falhas e garantir que os trabalhadores opinem no sentido de potencializar as iniciativas de humanização no tocante a assistência aos usuários”, frisou Emilly Vieira, salientando que Eluana Cavalcante também foi
PNHA
Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003, buscando melhorar a qualidade dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e promover um atendimento mais acolhedor e respeitoso. A PNH é essencial para o fortalecimento da relação entre os usuários e os profissionais de saúde, reduzindo conflitos e aumentando a adesão aos tratamentos.
Alagoas, por meio da Sesau, tornou-se o primeiro Estado do país a instalar o Comitê Estadual de Equidade no SUS no âmbito da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. O comitê promoverá as ações do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS, junto às unidades estaduais e municipais.