Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Igreja Nossa Senhora do Carmo, situada no bairro Jardim de Maria, em Arapiraca, recebe a equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) neste sábado (4), para a coleta de sangue entre fiéis e demais voluntários. A ação acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, e visa facilitar o acesso dos arapiraquenses à doação voluntária.
“Semanalmente, realizamos coletas externas em vários pontos do Estado. Esta ação representa uma estratégia do Hemoal para facilitar o acesso de voluntários que não podem comparecer aos postos de coleta e, simultaneamente, contribuímos para mantermos nossos estoques estabilizados”, salientou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Critérios
Conforme o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos. Os candidatos também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes do procedimento.
No ato da doação é preciso apresentar um documento de identificação com foto. Voluntários acometidos por doença de Chagas, Aids e Sífilis não podem realizar o procedimento, bem como aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.
Com relação àqueles que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano.