Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfica: Neide Brandão
Técnicos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que atuam nas recepções da unidade, foram capacitados sobre atendimento humanizado. O treinamento, que contemplou 45 profissionais, foi realizado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas (SDP).
De acordo com Marcelo Casado, diretor administrativo do HGE, a intenção é habilitar os profissionais, visando sempre a qualificação profissional e a qualidade da assistência prestada aos pacientes e seus familiares. “O hospital quer contribuir com a qualificação dos seus profissionais, que se reverte em melhoria na assistência. A gestão está focada nisso, através da Seção de Desenvolvimento de Pessoas, que está direcionando cursos, palestras e capacitações a cada área de atuação, de acordo com as demandas solicitadas”, ressaltou.
Vera Calado, psicóloga e técnica de RH responsável por ministrar o treinamento, explicou que, na oportunidade, os profissionais trabalharam o acolhimento e como ele favorece um atendimento de qualidade. “Aproveitamos a ocasião para explicar o que é a Humanização, segundo a Política Nacional de Humanização, informando que eles se inserem na Diretriz Acolhimento e no dispositivo ‘recepções humanizadas’, ” contou.
Segundo a psicóloga do HGE, os servidores tiveram papel ativo na capacitação, pois trouxeram suas experiências, relatos dos atendimentos realizados, facilitando, assim, a aproximação com a teoria. “Reforçamos os pontos positivos deles e trabalhamos, juntos, os pontos a serem melhorados no atendimento. Foi muito satisfatório! A nossa equipe, das três recepções, tem muitas competências e compromisso com a reorganização da nova proposta, nós nos sentimos muito felizes em poder apoiar toda a equipe”, destacou.
Bruno Santana, coordenador do SAC do HGE, reforçou que os assuntos abordados nos cursos serão fundamentais no dia a dia dos profissionais. “Tenho absoluta convicção que, através do que trabalharam nos momentos que passaram juntos, irão se policiar mais nos pontos não conformes e evidenciar os acertos, dando, assim, um up em atendimentos cada vez mais humano onde os nossos usuários serão tratados da melhor forma possível”, ressaltou.
De acordo com o médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, o treinamento para assegurar atendimento humanizado aos pacientes é fundamental. “A ação é fundamental e deve ser repetida periodicamente para assegurar atendimento qualificado aos pacientes”, enfatizou o gestor da saúde estadual.