Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves
O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Geral do Estado (HGE) realizou o Cine Segurança, evento para discutir sobre a prevenção e a redução de incidentes que possam atingir o paciente. A iniciativa lembra o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado no domingo (17).
Vânia Ticianeli, assistente social e responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, explicou que foram separados três dias para debate. No primeiro (19), pacientes e acompanhantes estavam juntos; em seguida (20), estudantes e residentes; e, nesta quinta (21), finalizamos com os profissionais.
“Separamos estes três dias do Cine Segurança, onde exibimos um episódio da série The Good Doctor, que aborda vários incidentes que ocorrem durante a assistência aos pacientes. O Dia Mundial da Segurança deste ano trouxe o tema ‘Engajando pacientes para a segurança’, e o slogan ‘Vamos ouvir a voz do paciente’. Através do Cine trouxemos a pauta sobre prevenção e redução de incidentes que possam atingir eles”, explicou a assistente social.
A dona de casa Margarida Fernandes, acompanhante do marido no HGE, relatou sobre os aprendizados recebidos. “Meu marido será submetido a uma cirurgia da perna e estamos muito satisfeitos com a assistência recebida. Eu não entendia, por exemplo, o quanto é importante o uso da pulseira de identificação dos pacientes. Esse evento nos aproximou da equipe e esclareceu muitas dúvidas. Deve sempre ser disponibilizado para outros também se beneficiarem”, sugeriu.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as evidências demonstram que quando os pacientes são considerados parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde. “Ao se tornarem membros ativos da equipe de saúde, os pacientes podem contribuir para a segurança de seus cuidados e do sistema de saúde como um todo. O paciente precisa ser reconhecido como um membro da equipe de saúde”, ressaltou Vânia Ticianeli.
De acordo com ela, a participação do paciente tem que ser valorizada. “Juntos, ele e o seu familiar, podem observar e perceber possíveis problemas para sua segurança e comunicar a equipe assistencial”, alertou, reafirmando que o evento é mais uma oportunidade para o Núcleo de Segurança do Paciente discutir os incidentes que podem ocorrer no processo de cuidar e que interferem na segurança.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a realização do Cine Segurança para divulgar as normas de segurança do paciente é uma iniciativa fundamental para evitar erros que possam comprometer a saúde e bem estar das pessoas assistidas na unidade hospitalar. “A iniciativa é muito louvável e deve ser realizada com frequência para que sejam evitados erros que coloquem em risco o bem estar de nossos pacientes. É treinando, capacitando, simulando e orientando que qualificamos a assistência”, pontuou o gestor da saúde estadual.