Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

HGE realiza ação em prol da doação de sangue e abastecimento do estoque do Hemoal

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

Atitude partiu das estudantes Juliana Procópio e Lorrane Moraes, e recebeu o apoio das assistentes sociais Daniela Peroba e Agda Soares

Conscientes sobre a importância da doação de sangue, acadêmicas do Serviço Social do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promoveram uma ação de sensibilização para ajudar os estoques do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Nesta segunda-feira (4), estão críticas às quantidades de bolsas com sangue dos tipos AB Positiva (1), O Negativa (5) e B Positiva (17), conforme o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue da Hemorrede Pública de Alagoas.

O convite das estudantes Juliana Procópio e Lorrane Moraes e das profissionais Daniela Peroba e Agda Soares é para que pessoas saudáveis com idades entre 16 e 69 anos encontrem um tempo para ajudar o abastecimento do estoque do Hemoal. Conforme a assistente social Daniela Pedrosa, a disponibilidade de sangue nos estoques é importante para garantir a continuidade da prestação dos serviços destinados à saúde dos pacientes que estão nas unidades e precisam de transfusão sanguínea.

“São pessoas que precisam enfrentar cirurgias, ou que necessitam superar as sessões de quimioterapia, ou que passam por tratamentos muito delicados. Como não pode ser produzido artificialmente, se faz necessário que voluntários continuem indo aos pontos de coleta para que ajudem a manter os estoques cheios”, argumentou a assistente social.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que todas as estratégias realizadas pelo Hemoal para aumentar o estoque de sangue é fundamental e conclamou a população para doar sangue periodicamente. “Como sabemos, devido às atividades cotidianas, muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se ao Hemoal, mas são realizadas coletas externas e o órgão abre aos sábados para facilitar o acesso dos voluntários”, enfatizou o gestor.

Com 380 bolsas de sangue, o Hemoal está com 228 do tipo O Positivo, 102 A Positivo, 17 B Positivo, 13 AB Positivo, 9 A Negativo, 5 B Negativo, 5 O Negativo e 1 AB Negativo. O Ministério da Saúde exige que o candidato à doação de sangue tenha peso igual ou superior a 50 quilos e compareça ao posto de coleta, portando um documento de identificação com foto. O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite; é necessário estar bem alimentado, mas, não pode ter ingerido comidas gordurosas e bebidas alcoólicas nas últimas 24h.

“Esse tipo de ação é necessária e importante para toda sociedade. Um acidente, por exemplo, pode acontecer com qualquer pessoa e é preciso que os hospitais, como o HGE, estejam preparados para assistir o cidadão no instante que precisa. Sem o estoque de sangue abastecido, é possível que tenhamos dificuldade na prestação do atendimento, o que pode pôr ainda mais em risco a vida de quem queremos salvar”, afirmou o diretor médico Rodrigo de Melo.

Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h. Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais