Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

O Programa de Residências Multiprofissionais e Uniprofissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, caminha de forma acelerada para início já em 2024. Esta semana aconteceu a oficina de planejamento estratégico dos programas, sob a organização da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu).
Coordenadores, tutores e preceptores dos programas de residências participaram do evento que apontou o cenário atual para a implantação das residências, com a qualificação dos profissionais em gestão, educação, qualidade e segurança. Além de análises e proposição de ajustes no projeto político pedagógico e planejamento semestral.
Na ocasião, Cássia Melo, nutricionista e presidente da Coremu, destacou a instituição da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência – CODEMU/AL, que abrange todas as residências multiprofissionais do Estado. Ela reforçou que as especializações do HGE são reconhecidas pelos Ministérios da Educação e da Saúde e terão duração de 24 meses, com carga horária de 5.760h, sendo 60h semanais. Os cursos ocorrerão em tempo integral e os estudantes terão que ter dedicação exclusiva.
“Primamos pelo padrão profissional e científico dos nossos residentes, visando uma atenção interdisciplinar integral e humanizada voltada sempre para melhorias na assistência à saúde dos usuários, nos diversos níveis de atenção do SUS”, explicou.
Os primeiros programas estão voltados para Nutrição Clínica, Enfermagem Dermatológica e Multiprofissional em Terapia Intensiva.
Excelência
O médico Gustavo Pontes de Miranda, atual secretário de Estado da Saúde, ressalta que, além de salvar centenas de vidas diariamente, o HGE é um centro de ensino e pesquisa e imprescindível na formação de várias gerações de médicos alagoanos. “Além de contribuir como campo de estágio na graduação, o nosso HGE é também referência na residência médica, diante do seu alto poder de resolutividade”, pontuou Pontes de Miranda.