Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

Com o crescente número de pessoas infectadas pela Covid-19, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, reduziu o horário de troca de acompanhantes e limitou o acesso aos boletins médicos presenciais. A medida foi adotada após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) determinar a imediata restrição e suspensão das visitas, além de reiterar a obrigatoriedade do uso de máscaras nas unidades de saúde.
Os familiares de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva 1 (UTI 1) e de AVC passam a receber presencialmente informações sobre o quadro clínico somente na segunda, quarta e sexta-feira, sempre às 15h. Neste mesmo horário, os que possuem entes na Unidade de Dor Torácica (cardiologia) recebem os esclarecimentos às terças-feiras, quintas-feiras e sábado. E quem está com familiar na Unidade de Terapia Intensiva 2 (UTI 2) somente às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 16h.
“O familiar do paciente tem acesso ao Boletim Médico do profissional médico que assiste o seu ente. Essa informação somente é transmitida a um representante da família. Na UTI Pediátrica, Pediatria (internação), Área Azul (Ala A), Área Verde e Centro de Tratamento de Queimados as trocas de acompanhantes estão limitadas para a cada 24h, das 7h às 11h”, informou a assessora da qualidade, Vânia Ticianeli.
É do profissional médico da assistência a obrigação de esclarecer ao acompanhante a assistência prestada. Os cidadãos com entes internados nas áreas Amarela, Vermelhas (clínica e trauma) e Recuperação Pós-Anestésica (RPA) continuam tendo acesso aos boletins por telefone via Comunicação Humanizada.
“A determinação partiu do nosso secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, mediante recomendação do chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, Renee Oliveira. O HGE não havia deixado de lado as medidas de prevenção, como o uso correto dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e a obrigatoriedade do uso da máscara, mas, agora, iremos reforçar o rigor com os servidores, pacientes e visitantes”, salientou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.
As medidas implementadas pelo HGE, que é o maior hospital público do Estado, visam resguardar a saúde dos servidores, pacientes de outras comorbidades que não a Covid-19, bem como, dos acompanhantes e familiares, segundo ressaltou o secretário de Estado da Saúde. “Aparados nas recomendações técnicas do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, decidimos adotar estas medidas preventivas”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.


