O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE), localizado em Maceió, foi inaugurado no dia 16 de setembro de 2008. O novo complexo hospitalar foi concluído através de convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o Governo do Estado, por meio do Programa QualiSUS, que tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, principalmente de urgência e emergência, especificamente, diminuindo a fila de espera por atendimento.
A unidade hospitalar surgiu da junção entre o Hospital Escola Dr. José Carneiro (HEJC) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages (UE) e atualmente dispõe de 338 leitos, sendo 41 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O hospital geral é separado por áreas: Área Vermelha, destinada a pacientes graves; Área Amarela, pacientes em observação; Área Azul, destinada a pacientes menos graves e a Área Verde, destinada aos pacientes internados. Ao todo são 15 mil metros quadrados de área física.
Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.
Gestão: Paulo Luiz Teixeira Cavalcante .
Endereço: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, CEP: 57010-001, Maceió-AL.
Telefone: (82) 3315-3281.
Assessoria de Comunicação
Beatriz Castro – Relações Públicas.
Neide Brandão – Jornalista.
Thallysson Alves – Jornalista.
Juliete Karla – Relações Públicas.
E-mail: ascom.hge@gmail.com
Fone: (82) 3315-3280.
Localizada em Arapiraca, a unidade foi inaugurada em 2003, com recursos da ordem de R$ 8,2 milhões, o Hospital de Emergência do Agreste é referência nas áreas de Média e Alta Complexidade, atendendo emergências provocadas por causa externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos. Somente no ano passado, segundo o Setor de Estatística, atendeu 45.312 atendimentos.
Além de pacientes oriundos de vários municípios do interior de Alagoas, a unidade atendeu também pacientes oriundos de cidades de estados que fazem divisa com Alagoas, a exemplo de Propriá (SE), Bom Conselho (PE) e Paulo Afonso (BA). A previsão é que, ainda este ano, o Hospital de Emergência do Agreste passe a contar com uma estrutura mais ampla, onde o Setor de Internação passará dos atuais 40 para 118 leitos, enquanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá sua capacidade triplicada e passará para 21 leitos.
Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.
Gestão: Bárbara Albuquerque.
Endereço: Rodovia AL 220 km 05 S/N Senador Arnon de Melo.
Telefones: (82) 3539-8634.
Assessoria de Comunicação: Davi Salsa – Fone: 9 9975 7155.
Contate a assessoria de comunicação do Hospital de Emergência do Agreste através do formulário abaixo ou pelo telefone/fax: (82) 3539-8634.
O Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo, foi inaugurado em fevereiro de 1987 e possuía 59 leitos. Em 2006 passou por uma reforma, reabrindo com módulos hospitalares como: Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia, RX, Clínica Cirúrgica e Laboratório para realização de exames clínicos.
A UCI Neonatal foi ativada no ano de 2007, tendo capacidade de 08 leitos para atendimento. Em 2012 foi inaugurado o Centro de Desintoxicação de Dependência Química, projeto este das Secretarias de Estado da Saúde e da Paz, para atender a população que necessita de tratamento para se livrar do uso das drogas. O Hospital possui atendimento de demanda espontânea, ofertando as especialidades de clínica, obstetrícia, pediatria, anestesia e neonatologia. Atualmente a unidade possui 329 servidores e também possui uma maternidade de baixo risco.
Horário de Atendimento: Todos os dias da semana – 24 horas por dia.
Endereço Postal: Rodovia AL 220 km 05 S/N Senador Arnon de Melo.
Telefone: (82) 3261-2414.
A Unidade Mista Arnon de Melo, localizada em Piranhas, é referência no atendimento de urgência e presta serviço na área de clínica médica (adulto e pediátrico), além de atuar como maternidade de risco habitual.
Horário de Atendimento: Todos os dias da semana – 24 horas por dia.
Gestão: Augusto César Cruz
Endereço: Av. Alagoas, Piranhas – AL, 57460-000.
Telefone: (82) 3686-1972.
A Unidade Mista Quitéria Bezerra, localizada em Água Branca, é referência no atendimento de urgência e presta serviço na área de clínica médica (adulto e pediátrico), além de atuar como maternidade de risco habitual.
Horário de Atendimento: Todos os dias da semana – 24 horas por dia.
Gestão: Camila Andrade Café
Endereço: Rua Cônego Cordeiro, 19. Água Branca / AL.
Telefone: (82) 3644-1199.
Inaugurado em 29 de setembro de 2019, o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no Poço, em Maceió, é a primeira unidade de saúde alagoana dedicada, exclusivamente, ao atendimento das mulheres. Integrante da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, atendendo pacientes regulados por meio do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), onde o município de origem da usuária justifica a real necessidade do atendimento.
Maternidade – A maternidade do Hospital da Mulher tem o seu funcionamento “porta aberta” 24 horas por dia. Ou seja, não existe marcação para o atendimento às gestantes de risco habitual.
RAVVS 24h – A Área Lilás, ligada à Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), órgão vinculado à SESAU, também está à disposição das pacientes 24 horas por dia.
Ambulatórios – Para agendar as consultas nos 14 Ambulatórios do Hospital da Mulher – que funcionam das 7h Às 21h – é preciso recorrer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No serviço, a paciente será atendida e o médico verá a necessidade de um serviço especializado. Para agendar a consulta, o município de origem do paciente, por meio da sua Estratégia Saúde da Família (ESF), vai encaminhar a paciente pelo SisReg, justificando a real necessidade do atendimento. A Regulação Médica Estadual, por sua vez, vai receber essa demanda e organizar o agendamento para o Hospital da Mulher.
Para ser atendido no Hospital da Mulher, o usuário precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde (UBS), gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Ambulatório LGBT – O Ambulatório de Acolhimento e Cuidado Integral à Saúde das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é eletivo, e não de urgência. Se um LGBT de qualquer município alagoano necessitar ser atendido no Ambulatório do Hospital da Mulher, ele terá que se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade e fazer a solicitação.
A regulação vai fazer a marcação para o serviço e para o acolhimento no Processo Transexualizador, no caso das travestis e pessoas transexuais. Qualquer pessoa que se identifique como transexual será encaminhada, pelo SisReg, para receber o acolhimento no Processo Transexualizador. Vale ressaltar que o Hospital da Mulher não realiza cirurgias de mudança de sexo. O Processo Transexualizador envolve, apenas, a terapia hormonal, onde o tratamento é feito de forma flexível, em resposta às necessidades individuais de cada paciente.
Já as pessoas lésbicas, gays e bissexuais, ou de qualquer outra orientação sexual, devem solicitar pelo SisReg a consulta de enfermagem. O atendimento terá início com enfermeiro, assistente social e psicólogo. A partir da avaliação desses três profissionais é que será feito o direcionamento para as especialidades médicas, como ginecologia, urologia, proctologia, mastologia, psiquiatria, infectologista e endocrinologista.
Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.
Gestão: João Medeiros.
Endereço: Av. Comendador Leão, 1213 – Poço, Maceió – AL, 57025-000.
Horário: Aberto 24 horas.
Telefone: (82) 3131-1350.
Assessoria de Comunicação
Marcel Vital – (Jornalista)