Repórteres: Danielle Cândido e Kelwin Odilon* (Ascom Uncisal)
Fotos: Ascom Uncisal

Os pacientes do Hospital da Criança (HCA), em Maceió, ganharam uma ferramenta inovadora para tornar o período de internação mais leve e educativo: o Foguete de Leitura. O projeto foi entregue na manhã desta sexta-feira (4) e faz parte da iniciativa de extensão universitária Sorriso de Plantão, que promove atividades lúdicas com crianças internadas, ajudando-as a manter o vínculo com a infância e o aprendizado, mesmo em meio ao tratamento de saúde.
O Foguete de Leitura, criado em 2018, tem o objetivo de estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes hospitalizados. Ele é uma biblioteca móvel em formato de foguete, cheia de livros ilustrados que abordam temas inclusivos e podem ser higienizados, respeitando os protocolos de saúde.
“A forma do foguete de leitura traz a ideia de teletransportar as crianças ao ambiente do brincar e ser criança em meio hospitalar”, explicou Maria Rosa, coordenadora do projeto de extensão Sorriso de Plantão e professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). “Estamos compartilhando as potencialidades que a universidade oferece, proporcionando instrumentos para explorar a ludicidade”.

“A educação e a cultura podem ser tão terapêuticas quanto a medicina. O Foguete de Leitura não só oferece livros, mas abre portas para a imaginação e alívio emocional em um momento tão delicado”, destacou Henrique de Oliveira Costa, reitor da Uncisal, reforçando o valor humanitário da iniciativa.
Roney Damasceno, pediatra e diretor do Hospital da Criança, ressaltou o papel transformador da leitura para os pacientes. “A gente sabe que a leitura ajuda muito as crianças. A leitura desenvolve a memória, a concentração. É uma terapia, desestressa e faz a criança crescer intelectualmente. É um grande presente para todos”, afirmou.
“A leitura é uma forma de transportar as crianças para novos mundos, proporcionando momentos de formação e transformação. O conceito de ‘viagem’ está presente tanto na proposta do projeto quanto no design da biblioteca móvel”, comentou Diogo Souza, integrante do projeto e um dos idealizadores do Foguete de Leitura.
O Foguete de Leitura é resultado de uma parceria entre a Uncisal e a Copra, empresa que apoia a iniciativa e contribui para a viabilização do projeto.
*Kelwin Odilon é estudante de Jornalismo, integrante do projeto Sorriso de Plantão, sob a supervisão da Ascom Uncisal.