Repórteres: Neide Brandão e Tony Medeiros
Repórter Fotográficos: Thallysson Alves e Tony Medeiros

As duas unidades de emergência do estado atenderam durante o feriadão natalino, compreendido entre o sábado (23) e a segunda-feira (25), 883 pacientes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem as duas unidades são vinculadas.
Do total de atendimentos realizados, 594 ocorreram no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e 289 no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Deste total, 45 pacientes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, sendo 25 na unidade da capital alagoana e 20 na localizada no interior do Estado.
“Seja durante a semana, no sábado ou no domingo e nos feriados, as equipes das duas maiores emergências públicas alagoanas estão de prontidão para acolher os alagoanos e turistas que necessitarem de assistência hospitalar. Enquanto muitas famílias se confraternizavam, os nossos heróis da saúde atuavam para evitar mortes, sequelas e minimizar a dor daqueles que procuraram o HGE ou HEA”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

594 pessoas, sendo 163 por acidentes de trânsito
HEA
Das 594 pessoas atendidas pelo HEA no feriadão, 163 foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo 97 envolvendo motocicletas. O HEA atendeu, também, 22 vítimas de agressão, sendo 13 por agressão corporal, duas por arma branca e sete por arma de fogo.
Os profissionais do maior hospital público do interior de Alagoas atenderam, ainda, 40 pessoas com corpo estranho nos olhos, ouvido ou garganta. Em todo o período natalino, 12 pessoas picadas por escorpião e 17 mordidas por cachorro também receberam assistência e 20 cirurgias foram realizadas.

HGE
Já dos 289 pacientes atendidos entre o sábado e a segunda-feira, 188 pessoas apresentaram causas clínicas, 48 foram vítimas de acidentes de trânsito, 28 de acidentes casuais, 16 de agressões, cinco de acidentes de trabalho e uma atentou contra a própria vida
Uma bebê de apenas nove meses de vida foi um dos pacientes atendidos na área Vermelha do HGE durante o Feriadão Natalino. Ele sofreu um acidente em casa, no domingo, enquanto os familiares preparavam a ceia natalina.
O pai, Jonathan Silveira, contou que a criança foi colocada na cama do casal dormindo, enquanto os familiares arrumavam o jantar da noite, só que o bebê acordou e acabou caindo.
“Foi um descuido nosso, reconhecemos, porque deveríamos tê-lo colocado no berço. Com a queda, ele ficou desacordado e corremos para o HGE. Graças a Deus ele não teve nada e ainda conseguimos realizar a ceia após o susto. Ficou o aprendizado, o nosso Natal poderia ter sido totalmente destruído”, contou. Alerta
O cirurgião geral do HGE, médico Amauri Clemente, alertou que os acidentes domésticos estão entre as maiores causas de mortes de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 8,6 mil no país, uma média de 23 óbitos por dia.
“O primeiro acidente da vida de uma criança geralmente é a queda do trocador ou queda da cama dos pais, pois, com três e quatro meses, ela começa a conseguir rolar. Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos para minimizar os riscos”, advertiu o médico.
O diretor do HGE, Fernando Fortes Melro, salientou que, por ser uma emergência, a unidade recebe casos complexos. “Entretanto, os plantões deste período de Natal aconteceram conforme esperávamos, resolutivos e com a dedicação e apreço dos profissionais que estavam escalados para trabalhar”, frisou.