Repórter: Tony Medeiros / Ascom HEA
Repórter Fotográfico: Tony Medeiros / Ascom HEA

Profissionais que atuam na manipulação de alimentos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, concluíram o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. Durante três meses, a capacitação reforçou normas de segurança alimentar e aprimorou os padrões de qualidade das refeições servidas diariamente na unidade.
O curso reuniu cozinheiros, copeiros, despenseiros e estagiários, além de profissionais da nutrição, garantindo que todos os envolvidos no preparo e distribuição das refeições hospitalares estejam alinhados às exigências sanitárias e nutricionais. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar.
Capacitação para um serviço mais seguroA nutricionista Tereza Cristina Cruz, responsável técnica pelo treinamento, destacou a importância do curso para a equipe e os pacientes. “A gente fica muito feliz com o resultado. Toda a carga horária foi cumprida, a proposta pedagógica foi bem aproveitada e o feedback dos participantes foi extremamente positivo. Eles saem daqui mais preparados para a rotina hospitalar”, afirmou.
A coordenadora do SND do HEA, Julyanna Bernardino, ressaltou que a atualização profissional impacta diretamente a segurança alimentar e a recuperação dos pacientes. “Estamos capacitando os manipuladores de alimentos e toda a equipe da nutrição, reforçando os padrões de qualidade e segurança alimentar no ambiente hospitalar. Isso garante refeições mais seguras e contribui para o bem-estar de pacientes e acompanhantes”, explicou a nutricionista.
Com quase 10 anos de experiência na instituição hospitalar, a copeira Quitéria Fernandes elogiou a iniciativa. “Este treinamento foi completo e trouxe atualizações importantes. Nosso trabalho na alimentação hospitalar também salva vidas, e estar bem preparado faz toda a diferença”, frisou.
Saúde mental e bem-estar no trabalho
No encerramento da capacitação, os profissionais participaram de uma palestra com o médico Jean Rafael, que abordou a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. “O bem-estar dos trabalhadores impacta diretamente na produtividade e na qualidade da assistência hospitalar. Integrar saúde física, mental e espiritual no dia a dia profissional melhora o ambiente de trabalho e a longevidade na carreira” destacou o médico que também é integrante da equipe do NEP do HEA.
Os profissionais que concluíram a capacitação receberam brindes. Para celebrar também foi servido um coffee break. “O Hospital de Emergência do Agreste tem compromisso com a qualidade na assistência hospitalar em todos os setores. O treinamento é uma das maneiras de garantir que cada refeição servida seja sinônimo de cuidado, segurança e excelência”, explicou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.