Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Hospital de Emergência do Agreste promove Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para servidores do Núcleo de Nutrição e Dietética

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Tony Medeiros / Ascom HEA
Repórter Fotográfico: Tony Medeiros / Ascom HEA

Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste concluem o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação, reforçando a segurança alimentar e a qualidade das refeições servidas na unidade hospitalar

Profissionais que atuam na manipulação de alimentos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, concluíram o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. Durante três meses, a capacitação reforçou normas de segurança alimentar e aprimorou os padrões de qualidade das refeições servidas diariamente na unidade.

O curso reuniu cozinheiros, copeiros, despenseiros e estagiários, além de profissionais da nutrição, garantindo que todos os envolvidos no preparo e distribuição das refeições hospitalares estejam alinhados às exigências sanitárias e nutricionais. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar.

Capacitação para um serviço mais seguroA nutricionista Tereza Cristina Cruz, responsável técnica pelo treinamento, destacou a importância do curso para a equipe e os pacientes. “A gente fica muito feliz com o resultado. Toda a carga horária foi cumprida, a proposta pedagógica foi bem aproveitada e o feedback dos participantes foi extremamente positivo. Eles saem daqui mais preparados para a rotina hospitalar”, afirmou.

A coordenadora do SND do HEA, Julyanna Bernardino, ressaltou que a atualização profissional impacta diretamente a segurança alimentar e a recuperação dos pacientes. “Estamos capacitando os manipuladores de alimentos e toda a equipe da nutrição, reforçando os padrões de qualidade e segurança alimentar no ambiente hospitalar. Isso garante refeições mais seguras e contribui para o bem-estar de pacientes e acompanhantes”, explicou a nutricionista.

Com quase 10 anos de experiência na instituição hospitalar, a copeira Quitéria Fernandes elogiou a iniciativa. “Este treinamento foi completo e trouxe atualizações importantes. Nosso trabalho na alimentação hospitalar também salva vidas, e estar bem preparado faz toda a diferença”, frisou.

Saúde mental e bem-estar no trabalho

No encerramento da capacitação, os profissionais participaram de uma palestra com o médico Jean Rafael, que abordou a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. “O bem-estar dos trabalhadores impacta diretamente na produtividade e na qualidade da assistência hospitalar. Integrar saúde física, mental e espiritual no dia a dia profissional melhora o ambiente de trabalho e a longevidade na carreira” destacou o médico que também é integrante da equipe do NEP do HEA.

Os profissionais que concluíram a capacitação receberam brindes. Para celebrar também foi servido um coffee break. “O Hospital de Emergência do Agreste tem compromisso com a qualidade na assistência hospitalar em todos os setores. O treinamento é uma das maneiras de garantir que cada refeição servida seja sinônimo de cuidado, segurança e excelência”, explicou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais