Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde

Hospital de Emergência do Agreste treina profissionais da Enfermagem sobre importância da terapia nutricional

Repórter: Tony Medeiros
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Treinamento foi voltado para os profissionais que atuam diretamente e diariamente com os pacientes

A equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está cumprindo o calendário de treinamentos com profissionais da saúde na instituição. O objetivo é explicar a importância de todo o processo de nutrição alimentar dos pacientes, que é fundamental no processo de recuperação e redução de riscos de complicações do quadro clínico.

Nesta quinta-feira (23’), o treinamento foi voltado para lideranças da Enfermagem. “São profissionais que atuam diretamente e diariamente com os pacientes. Então, é importante que estejam cientes da importância da condição nutricional”, explicou o facilitador da capacitação, médico nutrólogo Gerciano Carvalho.

Ele explica que a equipe é formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. “Cada profissional, dentro da sua área de atuação, faz a avaliação necessária sobre a condição nutricional de cada paciente, para que ele possa se recuperar o quanto antes”, acrescentou o médico.

A Terapia Nutricional é um conjunto de práticas que visa restabelecer o estado nutricional do paciente ou até mesmo mantê-lo vivo. “São observadas as condições clínicas, por meio das avaliações dos profissionais, em busca de acelerar a recuperação e reduzir riscos de novas complicações. O trabalho é feito quando a alimentação é oral e também quando ocorre por meio de sonda, em caso de necessidade específica”, ressaltou.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, salientou que a equipe apresenta as informações sobre a terapia nutricional e os profissionais tiram as dúvidas durante o treinamento. “O segredo dos nossos profissionais é estar frente a frente com as novas técnicas e informações, entender como funciona e ter disposição de colocar em prática o conteúdo repassado, sempre com foco no bem-estar do paciente” afirmou a gestora da unidade hospitalar.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais