Repórter: Maju Silva
Fotos: Pedro Júnior
Atendendo à solicitação do Governo de Alagoas, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão (Hospigaf), situado em Rio Largo, implantou o Programa Alagoas Digital. Por meio dele, os usuários poderão avaliar os serviços prestados pela unidade hospitalar, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),
O Programa Alagoas Digital disponibiliza formulários e QR code, que dão acesso aos serviços ofertados, por meio do Portal Digital, no qual os usuários avaliam os serviços a que tiveram acesso. A avaliação é de extrema importância para o serviço público, visando garantir a qualidade e eficiência nos serviços prestados aos usuários.
O hospital disponibilizará formulário padrão físico e digital na sua Ouvidoria e na recepção da unidade. Os formulários contêm informações sobre quais são os serviços oferecidos e prestados pela unidade, as formas de acesso, bem como, apontam a previsão para resolução das solicitações feitas pelos usuários.
Os formulários terão informações básicas como a prioridade para os atendimentos e a previsão de tempo de espera para que o usuário seja assistido. Eles também representam um meio de comunicação entre usuários e a gestão da unidade.
De acordo com a ouvidora do Hospigaf, Ana Brigido, é necessário que os usuários acessem o portal Alagoas Digital e deem opiniões. Ainda segundo ela, eles podem também fazer solicitações e apresentar sugestões para que os serviços sejam melhorados e se adequem às necessidades da população.
“É muito importante que haja essa interação entre usuários e a unidade. Disponibilizar as informações e ter esse feedback dos usuários é ótimo, porque acompanhamos de perto as necessidades e ouvimos o que precisamos melhorar. A partir deste retorno dos usuários, por meio do Alagoas Digital, poderemos cobrar, junto aos responsáveis, melhorias para a unidade, e de forma hábil atender as solicitações em prazos pré-estipulados”, disse Ana Brígido.
Divulgação
Além das informações básicas, os formulários terão atualização periódica e permanente divulgação, para que as informações sobre os serviços prestados à população sejam disseminadas oportunamente. “Pelo que percebemos até aqui, o que os usuários mais ressaltam é o tempo de espera para receberem atendimento, mas nós fazemos entender que a assistência em uma unidade hospitalar segue um fluxo e há intercorrências com a chegada de pacientes graves”, explicou Ana.
Entre os usuários que já responderam o Alagoas Digital, está Josefa Maria, que esteve na unidade em busca de atendimento para o filho, que estava gripado e com febre há mais de três dias. Ela disse que não tem do que reclamar, que foi bem atendida, mas disse também que é sempre bom opinar para os serviços melhorarem, ainda mais.
“Não é a primeira vez que venho aqui. E sempre fui bem atendida. Claro que às vezes ocorre um pouco demora, mas a gente também tem que entender que tudo é questão de normas, a gente tem que primeiro saber como funciona para poder opinar. As melhorias são sempre bem vindas e importantes, mas sempre fui bem atendida quando precisei vir aqui”, disse Josefa.