Repórter: Maju Silva
Fotos: Pedro Júnior
O Hospital Professor Ib Gatto Falcão (Hospigaf), referência de urgência e emergência no município de Rio Largo, realizou, nos últimos três meses, 1.900 exames de raios-x digital, utilizando a radiologia computadorizada. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e mantida pelo Governo do Estado, atende também usuários de municípios que integram a Grande Maceió.
Por meio de um moderno equipamento de radiologia computadorizado do Hospigaf, é possível realizar exames de imagem de forma digital. Para isso, são utilizadas placas de fósforo sensíveis à radiação, o que assegura a captação de imagens radiográficas importantes para que os médicos fechem o diagnóstico do paciente.
A radiologia CR, como também é chamada, ao contrário da radiografia convencional, utiliza cassetes de fósforo expostas à radiação. Após essa exposição, o cassete é colocado em um leitor, onde um laser escaneia a placa e converte a energia armazenada em uma imagem digital, dando maior qualidade às imagens captadas.
Segundo o superintendente assistencial do Hospigaf, Graciliano Ramos, a chegada do equipamento foi de extrema importância para a unidade, já que a unidade é porta aberta e oferta serviços de urgência e emergência. O hospital atende casos de média e alta complexidade, prestando os primeiros atendimentos, estabilizando os pacientes e encaminhando-os aos hospitais especializados caso necessitem.
“Hoje contamos com um equipamento de raios-x de última geração, que permite que o diagnóstico por imagem seja rápido e eficaz. Oferecendo uma qualidade de imagem significativamente melhor, pois a junção de um equipamento de raios-x e de computadores, produzem imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos, facilitando e acelerando assim o diagnóstico, o que proporciona maior rapidez no tratamento”, destacou Graciliano Ramos.
Ainda segundo ele, a equipe que compõe a unidade é extremamente capacitada e preparada para atender pacientes que chegam ao serviço necessitando de atendimento de urgência. “Estamos sempre buscando melhorias para nosso hospital e a chegada deste equipamento digital foi uma grande conquista para os nossos pacientes. Prestar um serviço de qualidade à população de Rio Largo e municípios vizinhos é nossa maior satisfação”, disse ele.
Beneficiados
Pedro Juan Almeida que se encaminhou ao Hospigaf se queixando de uma dor no ombro, sendo encaminhado para realizar o exame de raios-x. “Estava com essa dor já tinha uns três dias. Resolvi vir ao hospital pensando que poderia ser algo mais sério. Fui muito bem atendido e o exame de raios-x digital foi feito com rapidez, detectando tratar-se apenas de um mau jeito, não sendo nenhuma lesão grave, o que me tranquilizou”, relatou o paciente
Outro paciente que também chegou à unidade se queixando de dores no tórax, devido a uma pancada, foi Alexandre Cardoso. Ele realizou o raios-x de tórax e não se constatou fratura, apenas uma leve luxação. “Agora sei para onde correr quando precisar. Não sabia que o Hospigaf contava com um equipamento de raios-x digital. Sem falar que a equipe é de primeira qualidade. É bom saber que nosso hospital conta equipamentos de última geração, que ajuda no diagnóstico rápido”, frisou,
O Hospital
O Hospigaf está localizado em Rio Largo e foi inaugurado em fevereiro de 1987, com 59 leitos. Em 2006 passou por uma reforma, reabrindo com módulos hospitalares como Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia, RX, Clínica Cirúrgica e Laboratório para realização de exames clínicos.
A unidade atende demandas espontâneas e, desde 2023, a nova equipe gerencial vem trabalhando no processo de reestruturação. Para isso, os novos gestores estão atuando para ampliar e melhorar a estrutura física, adquirir novos e modernos equipamentos e capacitar periodicamente a equipe multidisciplinar.