Repórter: Maju Silva
Fotos: Pedro Júnior

A Superintendente de Acesso à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Saionara Gomes, juntamente com o coordenador médico do NIR, Allan Vieira, e a gerente do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Estado, Gilvana Xavier, estiveram em uma visita técnica ao Hospital Ib Gatto Falcão, avaliando a unidade para, juntos com a Sesau e o Governo do Estado, buscarem melhorias para a unidade.
A visita foi acompanhada pela coordenadora do NIR do Hospital Ib Gatto Falcão, Susi Padilha, que ressaltou a importância do NIR, e da parceria junto com a Sesau e o Governo de Alagoas, para que juntos lutem por melhorias e um serviço de qualidade de regulação de leitos.
Susi Padilha, responsável pela regulação do Hospital Ib Gatto Falcão, disse que o NIR é um projeto inovador e é uma ferramenta que facilita a regulação de pacientes para outras unidades e isso favorece ao paciente que tem um atendimento rápido e ágil.
“Nosso objetivo é garantir que nossos pacientes sejam bem atendidos e que os que precisem de transferência para outra unidade, tenham uma transferência rápida e segura, atendendo é claro as normas estabelecidas e diminuindo o tempo de espera, garantindo assim a disponibilidade de leitos na unidade”, disse Susi.
Allan Vieira, coordenador médico do NIR da Sesau, participou da visita e disse que as visitas irão se graduar e acontecer em todas as unidades de saúde do estado. Ele ressaltou a importância em preparar as unidades para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes.
“Estivemos no Hospital Ib Gatto conhecendo todos os leitos, conhecendo como funciona a regulação do NIR no hospital para que a Sesau juntamente com a regulação do estado dê suporte, traga os doentes para o Ib Gatto, para que eles possam ser acolhidos, tratados e obviamente os pacientes que não possam ser tratados pela sua complexidade sejam retirados para outra unidade estadual”, ressaltou Allan.
É importante lembrar que ações como essa ressaltam o comprometimento do Governo do Estado com a população, e que o objetivo é manter o alinhamento entre Sesau e todas as instituições hospitalares, e assim dar suporte estrutural para que os serviços de qualidade sejam disponibilizados para população.


