Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Idosa recebe alta do HGE após atendimento especializado para tratar úlcera no tornozelo

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Thallysson Alves / Ascom HGE 

Repórter Fotográfica: Beatriz Castro / Ascom HGE 

Maria José recebeu o tratamento que precisou da equipe multidisciplinar da Ala

A aposentada Maria José dos Santos Silva, de 73 anos, foi mais uma paciente a expressar gratidão pelo atendimento recebido no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela foi admitida, no último dia 30, após ser assistida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaraguá, onde diagnosticou uma úlcera no tornozelo esquerdo, dolorosa e de difícil cicatrização. De volta para casa, agora segue com as orientações para o tratamento e prevenção de novos sustos. 

A úlcera se desenvolve na pele por causas variadas. A mais comum é a úlcera venosa, devido a problemas na circulação sanguínea, provavelmente causada por insuficiência venosa crônica. Porém, no caso de Maria José, foi diagnosticada a úlcera mista, onde um componente venoso se associou ao arterial. A ferida pode ser dolorosa ou não, e pode apresentar inchaço, vermelhidão e sensibilidade ao toque. Quando não há tratamento, o quadro pode evoluir para complicações, como infecção, necrose e por vezes até perda de membro. O que não aconteceu com a idosa, uma vez que ela recebeu o cuidado que precisou da equipe de cirurgia vascular do HGE.

“Eu fui levada para a UPA pelos meus vizinhos que viram a minha situação. Lá eu recebi os cuidados que precisei, mas tive que vir ao HGE para fazer uma cirurgia. Quando cheguei aqui, eu fiquei surpresa com a qualidade no atendimento. Os médicos são excelentes, os enfermeiros são de primeira qualidade; amorosos, solidários. Fui muito bem recebida, muito bem tratada, não tenho do que reclamar”, afirmou a dona de casa.

O caso da aposentada foi de uma úlcera mista, onde um componente venoso se associou ao arterial

O combate à úlcera teve importante participação da equipe de vascular e da Enfermagem. O tratamento consistiu em limpeza, movimentações na perna, uso de curativos especiais, medicamentos e procedimento cirúrgico, tanto o desbridamento, que é a remoção de tecido morto ou danificado de uma ferida para promover a cicatrização e prevenir infecções, como a angioplastia, que desobstrui artérias que estão estreitadas, ou bloqueadas, geralmente devido ao acúmulo de placas de gordura (aterosclerose).

O HGE é a maior unidade de Urgência e Emergência do Governo de Alagoas e gerido pela Secretaria de Estado da Saúde. Ele é referência no atendimento de Média e Alta Complexidade e entre as especialidades está a cirurgia vascular. Maria José ficou internada em uma ala exclusiva para essa linha de cuidado, onde possui uma equipe multidisciplinar especializada para esse tipo de intervenção.

“A missão do HGE é salvar vidas e todos nós estamos trabalhando com coração diariamente para isso. Os nossos serviços funcionam 24h, tudo pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Desejamos que a dona Maria José tenha uma ótima recuperação e siga com todas as orientações que recebeu durante a alta hospitalar”, desejou o diretor geral, Fernando Melro.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais