Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves
Manter o cartão de vacinas atualizado é uma responsabilidade de todo o cidadão. No Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, essa conduta é necessária e promovida constantemente também pela continuidade dos serviços, todos realizados por profissionais capacitados, cuja missão é assistir os mais diferentes casos de Urgência e Emergência com qualidade, presteza e efetividade.
As técnicas de enfermagem Mariana Nogueira, de 28 anos, e Luilza da Silva, de 42, atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, um centro de cuidados especializado que possui rotina intensa e equipamentos que podem assustar em um primeiro momento, porém são de muita importância para uma eventual ação imediata em prol da vida dos bebês e das crianças. As patologias tratadas são diversas, algumas delas podendo ser transmissíveis.
“Nós precisamos estar preparadas para tudo, desde um quadro viral, como a Covid-19, até infecções mais graves, como a Meningite. Por isso, é importante que o nosso sistema imunológico esteja fortalecido e as vacinas são uma importante estratégia para isso. Assim sendo, é imprescindível que todos os profissionais da saúde, como nós, mantenham o esquema de suas vacinas em dia”, afirmou a técnica de enfermagem Mariana Nogueira.
Luilza recorda que todos os cidadãos que buscam pelo atendimento em uma unidade de saúde têm a expectativa de encontrar profissionais saudáveis e prontos para prestar o socorro necessário com segurança. Desse modo, ela destaca que é compromisso desses mesmos profissionais adotarem hábitos saudáveis que, além de fortalecer a sua própria saúde, também estimulam outras pessoas a fazerem o mesmo.
“Há quem fuja da vacina por medo da agulha, ou das reações que podem causar em um primeiro momento. Para essas pessoas, eu lembro que o benefício do imunizante é muito maior que possíveis dores ou o quadro passageiro de febre. A pandemia da Covid-19 expôs ainda mais o poder das vacinas em salvar vidas. O reaparecimento de doenças antes extintas por falta de compromisso com as vacinas também ressalta a sua necessidade. Então, é importante que cada um faça a sua parte se vacinando. É um bem para si e para toda a sociedade”, afirmou da Silva.
O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) é o responsável pelas campanhas de vacinação para os servidores do HGE. O objetivo é diminuir a distância do trabalhador com os imunizantes, oportunizando, de forma organizada e segura, o acesso no período de prestação de serviço. Um calendário anual é articulado e divulgado mensalmente para todas as equipes, podendo ser contemplados todos os servidores de setores assistenciais, médicos e administrativos, inclusive aqueles que estão de folga.
“Manter o cartão de vacina atualizado, pensar em si e no outro, saber da importância da imunidade contra as doenças, independentemente de estar dentro do hospital ou não, é importante para que o indivíduo fique bem com a sua saúde e possa viver com melhor qualidade de vida. O SUS [Sistema Único de Saúde] disponibiliza vários tipos, contra diferentes doenças. Basta apenas o cidadão buscar informações sobre a distribuição no posto de saúde e não esquecer de levar, também, os seus filhos e demais entes sob a sua responsabilidade”, acrescentou a enfermeira Samyra Calheiros.
Legendas:
– Campanha de vacinação no HGE ajuda os servidores a terem acesso aos imunizantes.
– Manter o cartão de vacinas atualizado é uma responsabilidade de todos os cidadãos.