Repórter: Arnaldo Santtos
Repórter fotográfico: Arnaldo Santtos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nesta sexta-feira (31), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), em Maceió, uma palestra sobre a importância da saúde mental, dentro da campanha Janeiro Branco. O evento contou com a participação do psicólogo Carlos Eduardo Maximo de Couto, que abordou diversos aspectos do tema, reforçando a necessidade do equilíbrio emocional para uma vida saudável.
Carlos Eduardo destacou a importância de nomear os sentimentos para que possam ser discutidos e solucionados com o apoio de um profissional psicólogo. “O equilíbrio entre ações e pensamentos é essencial para manter a saúde mental, e ajustes podem ser feitos sempre que necessário”, afirmou. Ele também ressaltou que a forma como uma pessoa encara seus problemas influencia diretamente na confiança para resolvê-los.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, enfatizou a relevância do evento para despertar nos servidores a consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. “É no equilíbrio das emoções que conseguimos preservar a saúde mental. Esse evento é de suma importância para que todos compreendam que buscar o bem-estar psicológico é essencial para viver com qualidade”, afirmou.
A técnica de enfermagem Laura Maria também destacou o impacto positivo da palestra. “Foi um alerta sobre a importância de desenvolver habilidades pessoais e cuidar dos sentimentos para estar bem consigo mesma e com os outros. Agindo assim, conseguimos preservar nossa saúde mental e enfrentar os desafios do dia a dia com mais segurança”, destacou.

Durante o evento, houve um momento interativo em que os participantes foram convidados a encher uma bola de ar, simbolizando a saúde mental. O desafio era não deixá-la cair, reforçando a ideia de que manter o equilíbrio emocional é fundamental em qualquer situação da vida.
O psicólogo também compartilhou dicas práticas para preservar a saúde mental, incentivando os servidores a: ter consciência de suas vulnerabilidades; administrar emoções positivas e negativas; meditar, refletir ou orar por pelo menos 15 minutos diários; aceitar a si mesmo e aos outros, com qualidades e limitações; manter pensamentos positivos sobre si e sobre a vida; praticar exercícios físicos regularmente; buscar ajuda profissional sempre que necessário; reservar momentos de lazer e autocuidado; ter uma alimentação saudável e boas horas de sono.

A campanha Janeiro Branco reforça que a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano, e o Samu Maceió reafirma um compromisso com o bem-estar de seus profissionais, promovendo iniciativas que incentivem a reflexão e a adoção de práticas saudáveis para uma vida equilibrada. “A palestra serve como um alerta para nossos servidores, por isso também temos um Setor de Psicologia, com a psicóloga Amália Jambo Muniz Falcão, que ajuda os profissionais numa escuta qualificada e apta para intervir, quando for necessário, destacou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Karine dos Santos Gomes.