Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Jovem celebra recuperação levando música e esperança aos pacientes do HRPI

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI
Repórter Fotográfica: Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI

 Luiz Eduardo é músico e, ao voltar ao HRPI para a revisão de uma cirurgia bucomaxilofacial, levou alegria aos pacientes ao fazer apresentações de violino na unidade

O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) vivenciou um momento especial que transformou a rotina da equipe e dos pacientes. Luiz Eduardo, um jovem de 27 anos e músico natural de Mata Grande, retornou à unidade para revisão médica 15 dias após passar por uma cirurgia bucomaxilofacial. Sua presença não foi a de um paciente em recuperação, mas de um símbolo de esperança, trazendo alegria e inspiração para outros que enfrentam desafios semelhantes.

Durante a revisão, Luiz sentiu no coração a necessidade de retribuir o cuidado que recebeu. Movido pela gratidão e pelo desejo de levar conforto a quem enfrenta momentos delicados, ele levou o violino, instrumento que, na musicoterapia, é reconhecido por seu potencial de promover bem-estar emocional e psicológico, especialmente entre pacientes hospitalizados.

A equipe de saúde se emociona com gesto simples de doação de tempo e carinho do paciente Luiz Eduardo, que, ao visitar o HRPI para revisão, encantou a todos com a sua música

Ao percorrer as enfermarias, o som suave do violino rompeu o silêncio do ambiente hospitalar, despertando sorrisos, emoções e até lágrimas. “Para mim, é uma alegria ver o rosto de cada paciente se iluminar, se emocionar com a música. Isso mostra que o sentimento está ali, e a música tem o poder de transformar. Levar um pequeno momento de alegria, para mim e para eles, já traz uma paz”, afirmou o músico, visivelmente emocionado.

Acompanhantes registram momentos de muita emoção e pacientes se emocionam ao som do violino tocado pelo paciente Luiz Eduardo

Emoção

Talita Lorena, 23 anos, não conteve a emoção. Internada e enfrentando um momento difícil, ela descreveu a experiência como um verdadeiro presente. “Eu não esperava. Estava deitada e sonolenta aqui na enfermaria, mas, quando ele começou a tocar, comecei a cantar e a louvar a Deus. Meu dia se transformou. Sou muito grata por esse momento”, relatou.

A sensibilidade do gesto também alcançou os profissionais de saúde. Em meio à rotina intensa de cuidados e orientações, as equipes pararam por alguns minutos para ouvir a apresentação. Para a técnica de enfermagem Maria Cristina, o momento foi de profunda reflexão. “É muita emoção. Lidar com vidas não é fácil, mas Deus é quem nos dá o dom. E quando Ele manda esses anjos, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou.

Humanização

A ação espontânea de Luiz Eduardo ressalta a importância de iniciativas humanizadas no ambiente hospitalar. A diretora geral do HRPI, Walquíria Bulhões, apoiou a ação como um gesto terapêutico. “Momentos como esse mostram que o cuidado vai além dos procedimentos médicos. A música acolhe, acalma e contribui diretamente para o bem-estar dos pacientes e também dos nossos profissionais. Iniciativas assim fortalecem a humanização dentro do hospital e fazem toda a diferença no processo de recuperação”, destacou a gestora.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais