Repórter: Thallysson Alves / Ascom HGE
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves / Ascom HGE

O equilíbrio financeiro é primordial para uma melhor qualidade de vida. A afirmação é da consultora financeira Adja Havreluk, que proferiu palestra no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nesta terça-feira (18), voltada aos servidores da unidade hospitalar. O equilíbrio entre trabalho e lazer é a melhor alternativa para quem visa combinar o sucesso profissional e a sensação de bem-estar; e no caso da saúde pública, toda sociedade civil agradece esse cuidado.
“Quando a gente está bem, a gente consegue trabalhar melhor, consegue produzir melhor. E quando a gente tem dívida? O que é que acontece em nossa vida? A gente fica preocupado, a gente vem trabalhar cansado, a gente vem desestimulado… Então, o que é que podemos fazer para mudar isso? Essa é a reflexão que eu trouxe para os servidores aqui do HGE”, introduziu a consultora, que também é enfermeira.
Saúde financeira é a capacidade de uma pessoa organizar suas finanças de acordo com sua realidade e possibilidades. Ela está relacionada à saúde mental, e problemas financeiros podem agravar ou desencadear condições como ansiedade e depressão. Essa preocupação foi relatada pelos próprios servidores em pesquisa promovida pelo Serviço de Desenvolvimento e Educação de Pessoas (SDEP) que auxiliou no planejamento das ações para este ano.
“Nós explicamos de maneira simples como podemos gerir a sua vida financeira, pois entendemos que a preocupação com as contas interfere diretamente no acolhimento que precisamos dar aos nossos pacientes e seus familiares. Por isso, nós queremos que todos os servidores encontrem caminhos para manter as suas finanças em dia, por meio de um planejamento embasado nos seus rendimentos, atendendo às suas necessidades”, explicou Janeide Pontes, supervisora do SDEP.
Durante a palestra, os participantes puderam expor pontos de vistas e relatar situações para definição de decisões. Adja lembra que quando uma pessoa consegue conquistar um sonho, ou até mesmo tempo para brincar no parque com os filhos, ela ganha mais motivação para continuar os seus esforços em busca de novas metas. Esse movimento é saudável e precisa ser permanente na rotina de todos, principalmente em pessoas com a saúde mental debilitada.
“Quando as finanças estão desorganizadas, tudo trava. Falta vontade de ir à academia, de trabalhar, de estudar, de se relacionar com outras pessoas, de estar com a família, de manter hábitos que fortalecem a própria saúde. Contudo, o meu convite é para que, quem ainda não começou, decida iniciar o cuidado com a sua saúde financeira hoje. Compreenda a sua situação, tome decisões e estipule metas. No fim, você viverá uma realidade muito melhor”, aconselhou a especialista.