Repórter: José Arnaldo
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atuando em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vem promovendo, junto aos seus servidores, a realização do Censo do Servidor, que iniciou no dia 8 de julho. Dos profissionais que trabalham da Sesau, cerca de 5 mil, com vínculos de efetivo e comissionado, estão habilitados a responder o formulário do Censo, que será aplicado a cada dois anos, e possibilitará o mapeamento do perfil dos colaboradores do Estado para a formulação de políticas públicas mais diversas e representativas.
Desenvolvido pela Superintendência de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, o preenchimento do formulário é voluntário e segue até outubro desde ano, através do link https://censo.seplag.al.gov.br/. Para ter acesso, basta clicar em “Formulário Censo”, no menu superior do site, e clicar em “Criar Primeiro Acesso”, onde o servidor digitará seu CPF e data de nascimento para criar sua senha no sistema. Ao ingressar na página, o servidor irá se deparar com 45 perguntas, divididas em dados institucionais, atuação profissional, diversidade e inclusão, saúde, desenvolvimento/contexto familiar e geográfico.
“É um compromisso, tanto do Governo de Alagoas, quanto da Secretaria de Estado da Saúde, promover políticas públicas e ações voltadas à valorização das nossas trabalhadoras e trabalhadores, com equidade e atenção às diversas pautas, como saúde e relações de trabalho. Daí a importância de que todos que estão aptos a responder o formulário, separem um tempo e realizem o Censo. Após a análise dos dados, iremos conhecer mais sobre o nosso quadro funcional, ampliando nosso apoio e desenvolvendo novas ações”, explica a Superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro.
Realizando a coleta de dados sensíveis, o sistema do Censo foi projetado conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que os dados sejam tratados e analisados de forma anônima, já que correspondem a identidade religiosa, raça e orientação sexual. Dessa forma, evita a vinculação ao servidor que emitiu as informações, gerando dados globais por órgão e no âmbito estadual. Em caso de dúvidas sobre o uso dos dados pessoais, o servidor poderá encaminhar um email para dpo@seplag.al.gov.br, solicitando esclarecimento acerca do tratamento dos dados.