Repórter: Josenildo Törres
Fotos: Secom
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, foi reempossado na tarde deste domingo (1°/01/2023), durante cerimônia realizada no Palácio dos Martírios, no Centro de Maceió. O titular da Saúde Estadual foi reconduzido ao cargo por meio de portaria assinada pelo governador Paulo Dantas, e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE).
O médico Gustavo Pontes de Miranda reassume o cargo com o compromisso de manter os avanços obtidos durante os últimos quase sete meses, desde 16 de maio de 2022, quando tomou posse pela primeira vez. Além de manter os programas estruturantes da saúde, o gestor foi o responsável por inaugurar a Clínica da Família do Jacintinho e pela abertura do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene e da nova sede da Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Ainda durante sua primeira gestão à frente da Sesau, o médico Gustavo Pontes de Miranda realizou o Programa Maratona de Cirurgias, que em 13 edições alcançou a marca de 7.857 procedimentos cirúrgicos agendados e 4.260 já realizados, em cinco meses de execução. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa foi iniciada após a queda drástica do número de casos confirmados da Covid-19, além da redução vertiginosa da ocupação de leitos hospitalares.
“Através desta iniciativa, finalmente acabamos com a dor e o sofrimento de milhares de alagoanos que aguardavam por uma cirurgia eletiva. Essa foi uma das grandes realizações da nossa primeira gestão na Sesau e que acabou com a angústia de milhares de alagoanos que esperavam por uma cirurgia que solucionasse o problema de saúde”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.
Projetos Futuros
Entre os projetos que serão implementados por Pontes de Miranda durante a nova gestão à frente da Sesau, está o prosseguimento do Programa Maratona de Cirurgias. Ele também pretende lançar o Programa Mais Médicos Alagoas, visando ampliar a assistência médica aos alagoanos.
O gestor da Sesau ressaltou, ainda, que ao longo da nova gestão pretende acelerar as obras de construção de mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e três hospitais. As UPAs estão sendo erguidas nos municípios de Rio Largo, Coruripe e Marechal Deodoro e os novos hospitais em Maceió (Hospital do Idoso); em Palmeira dos Índios (Hospital do Médio Sertão); e em Arapiraca (Hospital Metropolitano do Agreste).